1º Encontro Municipal de Agroecologia

[ad_1]


O consumo de produtos orgânicos tem crescido cada vez mais. Em Santa Luzia, por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Santa Luzia e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater – foi promovido o 1º Encontro Municipal de Agroecologia, com foco na produção orgânica. 

Cerca de 40 produtores rurais de Santa Luzia estiveram presentes no encontro, que aconteceu na propriedade do Presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Santa Luzia, João Dias. A equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente participou do encontro, dando suporte à capacitação.
“Fico extremamente feliz que os produtores tenham hoje esse apoio e possam produzir alimentos de qualidade para os munícipes, sem agrotóxicos, dando a certeza de que não estamos consumindo nenhum veneno. Esse apoio é graças ao esforço que o prefeito Christiano Xavier está fazendo”, destacou o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Geraldo Ramires.
A capacitação foi dividida em dois momentos. Uma parte teórica, quando os produtores aprenderam práticas para melhorar as condições do solo e controle de pragas sem uso de agrotóxicos. Na segunda parte, eles colocaram em prática os ensinamentos que tiveram na aula teórica.
“Santa Luzia está no cinturão verde de Belo Horizonte e tem grande possibilidade de inserir seus produtos orgânicos no grande mercado. A Emater quer aumentar a produção de orgânicos e isso beneficia diretamente os produtores rurais da cidade, principalmente da agricultura familiar”, disse o instrutor da Emater, Fernando Tinoco.
O encontro foi aprovado pelos produtores luzienses. “Com o advento do orgânico, que está expandindo bastante, é muito importante entrarmos nessa linha, senão vamos acabar ficando para trás. Quem tem conhecimento sobre o valor do orgânico, não quer mais o alimento convencional. Então acreditamos que esse evento é a pedra fundamental para o crescimento dessa linha de produtos. Com o apoio da Emater e da Secretaria de Meio Ambiente vamos conseguir alavancar essa produção”, disse o Presidente do Sindicato de Produtores Rurais, João Dias.
Renildo dos Santos é agricultor familiar em Santa Luzia desde 2002. Além de ofertar seus produtos para a população luziense, ele ainda fornece parte da sua produção para a produção da merenda escolar no município. “Esse apoio da Prefeitura e da Emater é muito importante. Estamos buscando conhecimento para melhorar e ampliar a produção oferecida aos luzienses. É gratificante saber que oferecemos um produto sem veneno para a população”, finalizou.


[ad_2]
Fonte: -> Fonte Desta Notícia