Alunos da Escola Municipal Luisa Rosália  Diniz Kentish, no Industrial Americano  participam de formatura do PROGEA

Cerca de 60 alunos do quarto ano do ensino fundamental I participaram na tarde desta terça-feira (26), na quadra da E.M Luisa Rosália Diniz Kentish da cerimônia de formatura  do PROGEA – Programa de Educação Ambiental desenvolvido pela Polícia Militar de Minas Gerais,  em parceria com a Prefeitura de Santa Luzia.

O projeto tem como objetivo  tornar as crianças disseminadoras da proteção ao meio ambiente,   através  do ensinamento de  boas práticas,  como a preservação da fauna e flora e os cuidados e economias  com os  recursos naturais.

As atividades foram desenvolvidas durante 10 semanas e foram ministradas pelo mediador da PM, cabo Santchelis Henrique da Silva Cândido. Segundo o policial,  é perceptível a mudança de comportamento das crianças  no decorrer do desenvolvimento do projeto.

“Ensinamos  para as crianças boas práticas ambientais de uma  forma lúdica, por meio de histórias infantis, atividades teóricas e práticas. Ao final do curso é prazeroso perceber a mudança de comportamento dos pequenos e a preocupação que eles tem em cuidar e proteger o meio ambiente” explicou.

A autônoma Ana Paula Apolinário,  mãe de um aluno matriculado na instituição e participante das ações do PROGEA disse que a mudança de comportamento de seu filho de 10 anos,  dentro de casa, após as ativades do projeto foram imensas.

“Meu filho  chegou em casa mais preocupado com o meio ambiente e com a ideia de proteção aos animais. Isso é muito importante.  Através deste projeto ele aprendeu que  é fundamental a participação de todos na preservação dos nossos recursos, para que as próximas gerações possam usufruir  também dos recursos naturais. Este projeto tem que continuar, é excelente”, elogiou.

Durante a cerimônia  os estudantes receberam a carteirinha de agente ambiental mirim e carregam a importante missão de serem disseminadores de boas práticas  com capacidade de resolver problemas sociais  e ambientais.

Ao final da cerimônia, os formandos cantaram o hino do PROGEA, que transmite a mensagem de alerta e preservação do meio ambiente e sustentabilidade.

Presente no evento, o prefeito de Santa Luzia, delegado Christiano Xavier  falou da preocupação do governo municipal com o meio ambiente  e das ações que estão sendo realizadas no município. “Estamos desenvolvendo o projeto Santa Luzia Sustentável onde estão sendo feitas diversas ações por toda a cidade, como a reabertura do horto florestal, o projeto cata pilhas que visa o descarte correto destes objetos, a aquisição da patrulha ambiental para segurança da zona rural. Pela primeira vez o município está  recebendo o ICMS ecológico.  Fechamos o  lixão da cidade, o  que proporcionou melhor qualidade de vida para os moradores do Barreiro do Amaral,  dentre outras ações “, pontuou.

Tambem estiveram presentes na formatura, o vice-prefeito Pastor Sérgio, o Secretário de educação, Ermelindo Martins Caetano, o secretário de meio ambiente, agricultura e abastecimento, Geraldo Magela, o vereador Paulo Bigodinho, além da direção da Instituição de ensino e funcionários da secretaria municipal de educação.