Alunos, pais e professores participam de palestra educativa sobre meningite na E. E. Altair de Almeida Viana

[ad_1]

A Prefeitura de Santa Luzia, por meio da Secretaria de Saúde, ofereceu uma palestra educativa sobre meningite para alunos, pais e professores na Escola Estadual Altair de Almeida Viana na tarde desta quarta-feira (28). O médico Weverson Pedro e os enfermeiros Hilton Rodrigues e Emanuela Cardoso explicaram o que é a meningite, as formas que existem da doença, as maneiras de transmissão e a importância da prevenção.

De acordo com o médico Weverson, a população não precisa ficar assustada. “Quando não se informa, a meningite pode assustar mesmo, por isso é tão importante aprender e saber sobre a doença para prevenir da melhor forma”, destacou. A meningite pode ser bacteriana, viral ou transmitida por fungos e parasitas, portanto os cuidados devem abranger a boa higiene como lavar as mãos corretamente e limpar bem o corpo. Também é importante ter cuidados na hora de espirrar e tossir, sobretudo em locais fechados e com aglomeração de pessoas, além de tomar a vacina, acompanhar a caderneta de vacinação e, se não tiver, ir ao posto de saúde mais próximo para colocar em dia as vacinas.

Os cuidados devem ser redobrados com bebês, crianças, adolescentes e idosos, que são os grupos mais vulneráveis. Nesta época do ano, durante o frio, também é mais propício para a contração da doença e deve-se ficar mais alerta.

A meningite é uma infecção das membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal. Os sintomas são mal-estar, náusea, vômito, fotofobia (aumento da sensibilidade à luz), status mental alterado (confusão), e em casos mais graves convulsões, delírio, tremores e coma.


[ad_2]
Fonte: -> Fonte Desta Notícia