Bairro Baronesa apresenta surto de esporotricose

[ad_1]

Doença comum em gatos, também pode ser transmitida para seres humanos. Para controlar disseminação, Prefeitura promove mutirão de castração de felinos nos bairros onde ocorre o surto

Desde o mês de novembro, o município de Santa Luzia tem apresentado um surto de esporotricose, doença crônica e esporádica causada por um fungo, e que acomete principalmente os gatos, mas também pode ser transmitida para humanos. Os casos têm se concentrado principalmente no bairro Baronesa, mas já foram apresentados registros em outras localidades. O levantamento foi realizado pelo Departamento de Controle em Zoonoses.

Com objetivo de impedir a disseminação da doença, está sendo realizado um mutirão de castração de gatos nos bairros onde ocorre o surto. As cirurgias destes animais estão sendo agendadas durante visitas técnicas dos agentes de combate a endemias.

Em função disso, a Secretaria Municipal de Saúde suspendeu temporariamente os agendamentos dos procedimentos de castração de animais saudáveis, que estão sendo feitos no Castramóvel. Assim que a contaminação por esporotricose for controlada, serão divulgadas novas estratégias de castração de cães e gatos para controle populacional e prevenção de doenças no município. 

Geralmente, o gato com esporotricose apresenta nódulos firmes, de 1 a 3 cm, no subcutâneo (embaixo da pele), e lesões ulceradas, com secreção sobretudo no nariz, nas orelhas e na face. A doença também tem sintomas de prostração. Os felinos também podem apresentar debilidade física, com linfonodos aumentados. Se a doença não for tratada, pode se disseminar, atingindo ossos, articulações e o sistema nervoso — quando costuma ser fatal.

Ao notar sinais semelhantes, principalmente após históricos de brigas contate imediatamente o Departamento de Zoonoses no telefone: (31) 3642-3836.


[ad_2]
Fonte: -> Fonte Desta Notícia