Bairro Baronesa apresenta surto de esporotricose


Doença comum em gatos, também pode ser transmitida para seres humanos. Para controlar disseminação, Prefeitura promove mutirão de castração de felinos nos bairros onde ocorre o surto

Desde o mês de novembro, o município de Santa Luzia tem apresentado um surto de esporotricose, doença crônica e esporádica causada por um fungo, e que acomete principalmente os gatos, mas também pode ser transmitida para humanos. Os casos têm se concentrado principalmente no bairro Baronesa, mas já foram apresentados registros em outras localidades. O levantamento foi realizado pelo Departamento de Controle em Zoonoses.

Com objetivo de impedir a disseminação da doença, está sendo realizado um mutirão de castração de gatos nos bairros onde ocorre o surto. As cirurgias destes animais estão sendo agendadas durante visitas técnicas dos agentes de combate a endemias.

Em função disso, a Secretaria Municipal de Saúde suspendeu temporariamente os agendamentos dos procedimentos de castração de animais saudáveis, que estão sendo feitos no Castramóvel. Assim que a contaminação por esporotricose for controlada, serão divulgadas novas estratégias de castração de cães e gatos para controle populacional e prevenção de doenças no município. 

Geralmente, o gato com esporotricose apresenta nódulos firmes, de 1 a 3 cm, no subcutâneo (embaixo da pele), e lesões ulceradas, com secreção sobretudo no nariz, nas orelhas e na face. A doença também tem sintomas de prostração. Os felinos também podem apresentar debilidade física, com linfonodos aumentados. Se a doença não for tratada, pode se disseminar, atingindo ossos, articulações e o sistema nervoso — quando costuma ser fatal.

Ao notar sinais semelhantes, principalmente após históricos de brigas contate imediatamente o Departamento de Zoonoses no telefone: (31) 3642-3836.



Fonte: -> Fonte Desta Notícia