Campanha de prevenção aos incêndios florestais

[ad_1]

A Prefeitura de Santa Luzia, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento e Defesa Civil Municipal, está promovendo uma campanha de prevenção às queimadas.

Neste período do ano, o uso do fogo como ferramenta para limpar terrenos deve ser evitado, devido à facilidade de propagação das chamas por causa da ação dos ventos. Jogar lixo pela janela do carro ou mesmo na beira de uma mata também é uma ação a ser evitada. Além da questão da poluição ambiental, alguns tipos de materiais podem refletir a luz solar sobre a vegetação seca e iniciar um foco de incêndio.

Os incêndios florestais são ocorrências de difícil combate, além de ter um elevado custo para o Estado. Sem contar os danos à saúde, em virtude da fumaça e da possível liberação de substâncias tóxicas, e à vida silvestre, que perde seu hábitat.

A Prefeitura vem realizando ações de prevenção aos incêndios, através de campanhas educativas nos espaços públicos. A Lei Federal nº 9.605/1998, em seu artigo 41, define como crime ambiental provocar incêndio em mata ou floresta. Os infratores estão sujeitos a pena de reclusão de dois a quatro anos, e multa.


[ad_2]
Fonte: -> Fonte Desta Notícia