Campanha Santa Luzia Volta a Enxergar realiza mais cirurgias em busca de zerar a fila de espera de Cataratas e outras

[ad_1]

Hoje foram mais 24 luzienses submetidos à cirurgia. “Já fiz o olho esquerdo, hoje vou fazer o direito e resolver meu problema”, comemorava Terezinha Pereira Soares, de 79 anos, que se submeteu à primeira cirurgia em junho passado.

Das 1060 pessoas inscritas no início do ano para realizar a cirurgia, a atual campanha já operou 534. Os casos atendidos envolvem catarata, pterígio (crescimento benigno de tecido na córnea) e retinopatias. “Em breve, o programa será ampliado para atender também às demais patologias da visão”, disse a secretaria da Saúde de Santa Luzia, Nádia Cristina Dias Duarte Tomé, que concluiu: “ Para acelerar o processo, contratamos em novembro mais uma oftalmologista, a Dra. Vanízia Lopes, que a partir de agora irá trabalhar ao lado do Dr. Pedro do Carmo”.

Calcula-se que haja na cidade cerca de 8 mil pessoas necessitadas de cuidados oftalmológicos, das quais aproximadamente 20% necessitarão de procedimentos cirúrgicos. Atualmente, estão sendo atendidos cerca de 90 pacientes por semana, o que representa um aumento de 100% ao número de atendimentos que vinha ocorrendo antes da implantação da campanha.

Esta é a primeira vez na cidade que ocorre uma campanha em caráter contínuo. Até então eram realizados apenas mutirões esporádicos. Outros dias de concentração de procedimentos estão marcados para as datas de 11 e 12 de dezembro, esta última véspera do dia de Santa Luzia, a santa padroeira da visão que dá nome à cidade.

A cirurgia de catarata é considerado um procedimento simples, que não requer internação, tendo o paciente alta no mesmo dia. Na atual campanha, os horários marcados têm espaçamento de apenas 30 minutos entre cada um. Ao chegar, o paciente passa por um processo pré-operatório que envolve cadastramento, medição das dimensões do olho para a escolha da lente a ser implantada, aplicação de colírio para dilatação da pupila e tomada da pressão ocular. A julgar pelo interesse demonstrado pelos presentes, esta iniciativa da Prefeitura tem sido um sucesso.

As cirurgias aconteceram nesta quarta-feira (4), na Clínica Super Saúde, no bairro São Benedito e contou com a visita do prefeito delegado Christiano Xavier e do vice, Pastor Sérgio.


[ad_2]
Fonte: -> Fonte Desta Notícia