Conferência encerra etapa municipal de discussões sobre políticas públicas da saúde

[ad_1]

Palestras sobre os temas cruciais para o funcionamento da saúde pública marcaram a primeira parte da 9° Conferência Municipal de Saúde, realizada neste sábado (13), na Escola Estadual Professor Domingos Ornelas. Para abrir o evento, uma mesa de honra foi formada com a presença do Vice-Prefeito Pastor Sérgio, da Secretária Municipal de Saúde, Nádia Cristina Tomé e os vereadores Suzane Duarte Almada e Wagner Golo Golo.


Durante o seu discurso, a secretária, que há quase 30 anos milita na área da saúde, destacou a importância desse momento. “Depois de muitos anos militando na área de saúde, entendo que se não for pela participação da sociedade, o SUS continuará ameaçado. Por isso, é tão importante que todos participem.

Precisamos resgatar o que a Constituição não conseguiu consolidar”, destacou Nádia.
As palavras da Secretária traduzem bem o que foi trabalhado durante as discussões. O tema deste ano é “Democracia e Saúde: Saúde como direito, consolidação e financiamento do SUS”. A conferência é promovida pelo Conselho Municipal de Saúde e tem o apoio da Prefeitura de Santa Luzia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.
Os assuntos levantados nas pré-conferência foram para votação na conferência e serão levados para as conferências estadual e nacional, que acontecem ainda neste ano. “Sai daqui do município temas importantes para debater, como a defesa da saúde como direito de todos, o financiamento da saúde para garantir a integralidade da assistência e a consolidação dos princípios universais dos SUS. Então, é um momento extremamente importante e a população precisa participar”, reforçou Nádia.


Na segunda parte da conferência, que aconteceu no período da tarde, foram eleitos os membros do Conselho Municipal de Saúde, que atuarão no biênio de 2019 a 2021. Também foram escolhidos os delegados que representarão o município na Conferência Estadual.
“Parabenizo a todos que participaram da elaboração do evento e a toda população presente, que está aqui para buscar a garantia, não só dos próprios direitos, mas dos direitos de todos nós” finalizou o Vice-Prefeito.


[ad_2]
Fonte: -> Fonte Desta Notícia