Conferência Microrregional de Segurança Alimentar

A Prefeitura de Santa Luzia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta quarta-feira (11), no auditório do centro administrativo, a Conferência Microrregional de Segurança Alimentar e Nutricional – SAN. O evento antecede a fase preparatória para 7º Conferência Estadual sobre o tema e visa a promoção do direito humano à alimentação adequada e saudável por meio da implantação e fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Participaram da conferência representantes da microrregião de Santa Luzia, Jaboticatubas e Taquaraçu de Minas.

De acordo com o fiscal sanitário, Evandro Freitas Bouzada, a segurança alimentar é um assunto que precisa ser discutido. “É um direito do cidadão que está garantido na carta dos direitos humanos e falar sobre a qualidade dessa alimentação é importante para se evitar os excessos de peso e a desnutrição. Nesse sentido, a conferência busca discutir políticas que garantem a oferta de alimentos em quantidade e qualidade saudável para a população, proporcionando uma melhor qualidade de vida para todos”, explicou.

A Segurança Alimentar e Nutricional consiste na garantia do direito de todos ao acesso a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente e de modo permanente, com base em práticas alimentares saudáveis e sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais nem o sistema alimentar futuro, devendo se realizar em bases sustentáveis.
João Dias, representante do Sindicato dos Produtores Rurais de Santa Luzia ressaltou que a saúde alimentar é essencial para a produção de alimentos de qualidade. “Discutir esse assunto é uma forma de incrementar a produção, melhorar a produção da alimentação significa que os produtores terão melhores resultados. Estamos incentivando os produtores rurais cada dia mais a investir na produção ecológica, que está crescendo cada dia mais no município”, pontuou.

Ao final das discussões, foram eleitos 12 delegados que representarão a microrregião na IV Conferência Regional Metropolitana, em Belo Horizonte. A comissão é composta membros da sociedade civil e poder público.

O evento contou com a participação de diversos setores: Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Secretaria de Meio ambiente, Agricultura e Abastecimento, Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, membros da sociedade civil e poder público.