De maneira lúdica, Projeto Cuca Legal ensina como se comportar no trânsito

[ad_1]

Ação faz parte das comemorações da Semana Nacional do Trânsito

É um jogo de tabuleiro, mas não qualquer jogo de tabuleiro! É um jogo de tabuleiro que mede 8 por 12 metros e que ensina regras de trânsito às crianças.

O Projeto “Cuca Legal no Trânsito” faz parte do Projeto “Educação para o Trânsito”, este uma iniciativa da Prefeitura de Santa Luzia através a Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Transportes. O “Educação para o Trânsito” consiste em palestras ministradas por membros da Guarda Civil Municipal onde quer que haja demanda: escolas, praças, empresas…

Mas quando o público são as crianças é a vez do “Cuca Legal” e a palestra envolve muita brincadeira: Um tabuleiro e um dado gigantes são colocados no pátio da escola e são escolhidos na plateia um menino e uma menina. Juntos, os dois irão disputar, ao longo de meia hora, para ver quem sabe se comportar melhor no trânsito. Os pequenos adoram: torcem pelo seu jogador preferido enquanto aprendem.

Depois, réplicas do tabuleiro, em formato de cartilhas, são deixadas nas escolas, para que as crianças sigam jogando e aprendendo. O projeto foi criado em Santa Luzia e tem feito sucesso até fora do município. “Já apresentamos o projeto em vinte cidades e cinco delas já nos pediram autorização para copiar a idéia”, diz o GCM Herivelton Magno dos Santos, que é superintendente de trânsito e transporte da secretaria e que foi quem criou a brincadeira em 2011.

A idéia é treinar as crianças para serem “agentes de trânsito do lar”, identificando os erros que os pais cometem ao conduzir e corrigindo-os a cada erro cometido.

Na manhã de hoje o Cuca Legal foi apresentado na Escola Municipal Maria da Graças Teixeira Braga, no bairro São Benedito, onde estudam 1100 jovens, com idades entre 4 e 12 anos. O evento faz parte das comemorações da Semana Nacional do Trânsito, que vai de 18 a 25 de setembro.


[ad_2]
Fonte: -> Fonte Desta Notícia