Defesa Civil e Corpo de Bombeiros realizam Simulado preventivo do período chuvoso no bairro Pantanal

Na manhã desta terça-feira (15), foi realizado no bairro Pantanal um simulado de emergência para o período chuvoso. A ação é uma parceria do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil Municipal Policia Militar, Samu, Guarda Municipal e demais secretarias municipais. O objetivo foi alertar a população sobre as medidas que devem ser adotadas para evitar acidentes caso o município seja acometido por fortes chuvas, e também, mostrar como deve ser feita a evacuação em caso de inundações.

Durante o Simulado foi apresentada uma situação considerada real, onde foi mostrado o resgate de duas vítimas de inundação: um cadeirante e um acamado, que receberam todo amparo das autoridades de saúde, Corpo de Bombeiros, Samu e Defesa Civil. Após o atendimento médico, as vítimas foram levadas para o ponto de encontro e receberam o apoio necessário. A ação foi realizada no Pantanal, por ser considerado um bairro situado em uma área de risco, pela proximidade com o Rio das Velhas, que apresenta risco iminente de transbordamento em casos de fortes chuvas.

“Hoje está sendo feito um simulado considerado real, tendo a passagem de carros de som emitindo alertas, e a população sendo evacuada para um ponto de encontro, e sendo acolhida com cadastramento. É importante frisar que, em casos de chuvas fortes e situações de risco, as pessoas não fiquem nas áreas de inundação. Ao ouvir a sirene de emergência, é recomendado que se desloquem para o ponto de encontro mais próximo ou procurem abrigo em casa de parentes e amigos”, explicou Lorena Borges, coordenadora da Defesa Civil Municipal.

Ainda de acordo com Lorena, a intenção é expandir a realização de simulados preventivos em outras áreas de risco do município e incluir na pauta também ações voltadas a riscos geológicos e deslizamentos de encostas.

Moradora do bairro Pantanal há 24 anos, a doméstica Lucinéia Rangel parabenizou a iniciativa. “Nota 10! É a primeira vez que recebemos essas orientações sobre como agir em situações de emergência e são de extrema importância, para nós moradores, em caso de enchentes. foi muito bacana, parabéns a todos”, disse.