Defesa Civil realiza Blitz educativa na cidade

[ad_1]

Ação faz parte do projeto Defesa Civil Itinerante e teve o objetivo de orientar motoristas sobre os riscos de incêndio e queimadas

A Prefeitura de Santa Luzia, por meio da Defesa Civil Municipal realizou na tarde desta sexta-feira (19), no trevo de Pinhões, uma Blitz educativa, que faz parte do projeto “Defesa Civil Itinerante”. A iniciativa teve como objetivo orientar e conscientizar motoristas que passavam pelo local sobre a importância da preservação do meio ambiente e risco de queimadas e incêndios. Este período do ano se caracteriza pela alta concentração de ventos, fácil combustão do cerrado, baixa umidade do ar e clima seco, sendo propícia a ocorrência de queimadas e incêndios.

De acordo com o Coordenador da Defesa Civil Municipal de Santa Luzia, Abner Dutra de Morais, também será realizada uma ação amanhã (20), na Praça da Estaçãozinha. “Estamos orientando a população em relação aos riscos das queimadas e o que pode acontecer nesse período de tempo seco. Amanhã iremos dar continuidade às atividades. Quando chegam as épocas de clima seco e as chuvas diminuem muito, as queimadas se tornam mais propícias e a vegetação é muito prejudicada com isso. As queimadas são um grande problema ambiental e se prevenir delas é essencial para que o meio ambiente seja preservado”, explicou.

O aposentado Antônio Epifânio Filho foi parado na blitz educativa. Ele elogiou a iniciativa. “Maravilhoso, uma das coisas mais importantes que devem ser feitas é conscientizar as pessoas que para que não façam o que vem fazendo, provocando incêndios, desmatando e acabando com a natureza. Vocês estão de parabéns”, disse animado. A pedagoga Eliane Guimarães também apoiou a iniciativa. “Muito importante, porque a queimada acaba com tudo, e a degradação do meio ambiente é culpa do ser humano, temos que nos conscientizar”, afirmou.

Para Leonardo Quirino, Gerente do Refúgio de Macaúbas do Instituto Estadual de Florestas – IEF, essa ação mostrou a importância de se praticar ações preventivas. “Durante esse período mais seco do ano, os riscos de queimada e incêndios na área rural são constantes. Estamos orientando as pessoas para não usar o fogo como ferramenta nesse período, e assim preservar a fauna e a cobertura vegetal da nossa cidade”, explicou.

A Blitz foi realizada em parceria com a Guarda Civil Municipal, Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Militar de Meio Ambiente e Instituto Estadual de Florestas.


[ad_2]
Fonte: -> Fonte Desta Notícia