Diversas atividades fazem parte de campanha contra suicídio

[ad_1]

Fruto de uma parceria entre o Serviço de Saúde Mental, o Centro de Referência de Assistência Social Sede (CRAS) e o Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), foi realizada, na manhã desta terça-feira (24), uma palestra com o tema Setembro Amarelo – campanha nacional de conscientização e prevenção ao suicídio. O evento aconteceu no Ginásio Poliesportivo e foi direcionado para jovens e idosos que fazem atividades físicas com a equipe do NASF.


A referência técnica do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) III, Janete Brito de Oliveira falou sobre a importância de tratar sobre o tema. “Os números mostram que aumentou muito o número de tentativas de autoextermínio. Desde 2015, quando o Centro de Valorização da Vida começou a campanha, percebemos que há uma necessidade de se falar sobre o suicídio. Antes era um tabu. Mas hoje vemos que falar sobre o assunto e incentivar as pessoas a buscar ajuda quando necessário é mais efetivo”, disse.
Ao longo do mês, o Serviço de Saúde Mental realizou palestras nos cinco polos atendidos. O encerramento da campanha acontece na próxima sexta-feira (27), com uma palestra no CRAS Bom Destino.


O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro).
Em Santa Luzia, o Serviço de Saúde Mental é composto pelo CAPS III, que funciona 24 horas; o Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil (CAPSi) e a Residência Terapêutica.


[ad_2]
Fonte: -> Fonte Desta Notícia