Empreendedorismo nas escolas Projeto inovador tem segundo dia de capacitações

Nesta quinta-feira (25), aconteceu o segundo dia de capacitação do projeto “Fábrica de Empreendedores”, iniciativa da Prefeitura, por meio das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico e Educação, com a parceria do SEBRAE-MG. Parte do Programa de Governo da Gestão, o projeto tem o objetivo de despertar nos alunos uma visão empreendedora, por meio de trabalhos transversais, em consonância com a grade curricular.
O Prefeito Delegado Christiano Xavier compareceu ao local, acompanhado do Vice-Prefeito Pastor Sérgio, dos secretários de Desenvolvimento Econômico, Leandro Santos, de Educação Ermelindo Martins Caetano e de Governo, Thiago Ferreira. “Fico feliz em ver esse trabalho, pois com a falta de oportunidades, é importante incentivar a veia empreendedora desde cedo. Além desse trabalho, temos outras vertentes, como o plano de incentivo fiscal para novas empresas e o plano de criação de um novo distrito industrial no município”, destacou o prefeito.
“Nosso objetivo é garimpar talentos dentro das escolas. Ainda neste ano vamos realizar a primeira Feira de Empreendedorismo Infanto-Juvenil, com diversas atrações muito interessantes. São várias ações para o crescimento do empreendedorismo na cidade”, completou o Secretário de Desenvolvimento Econômico.
Segundo a analista do SEBRAE, Pollyanna Gontijo, o projeto já foi desenvolvido em outros municípios. “Já fizemos essa capacitação na cidade de Vespasiano por três anos seguidos, em Santa Bárbara e Patos de Minas já é referência, além de outros municípios em Minas e no Brasil. Os depoimentos são impactantes sobre as transformações que acontecem para professores, alunos e para a cidade em geral”, conta.

Foram dois dias de capacitação para gestores escolares em abril (24 e 25) e haverá mais dois dias no mês de maio, totalizando 32 horas. Na próxima fase, o público alvo serão professores, que traçarão estratégias para trabalhar os ensinamentos em sala de aula. O projeto será um tema transversal, aplicado paralelamente à grade escolar.