Escola Municipal Dulce Viana também é um núcleo do PELC

Programa Esporte e Lazer da Cidade oferece atividades em dez pontos do município

A jovem Josimara Aparecida de Lima Costa sempre teve vontade de aprender a tocar um instrumento. Há alguns meses ela realizou seu desejo, e de forma gratuita. Josimara é uma das cerca das 250 pessoas que praticam atividades no núcleo do Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC), na Escola Municipal Dulce Viana de Assis Moreira, localizada no bairro Bonanza. “Sempre tive vontade de aprender e essa é uma bela oportunidade, tanto para os alunos da escola como para nós da comunidade”, comemora.

No local são oferecidas, além das aulas de violão, aulas de zumba, futsal e xadrez. As atividades são distribuídas da seguinte maneira: segunda e quinta-feira, aulas de futsal das 8h às 10h e das 15h às 17h; terça e sexta-feira aulas de violão das 7h30 às 8h30, das 8h30 às 9h30 e das 13h às 14h; terça e quinta-feira aulas de zumba das 18h às 19h e das 19h às 20h e às sextas-feiras aulas de xadrez às 14h.
Toda programação é voltada tanto para os alunos da instituição de ensino onde fica instalado o núcleo como para a comunidade local. “Vemos um retorno muito positivo. A comunidade está gostando muito e os alunos ficaram bem empolgados”, conta a diretora da escola, Renata Cristina Siqueira.

O Pelc é um programa do Governo Federal e que funciona com o gerenciamento da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes. Ele é composto por oficinas com atividades esportivas, culturais, pedagógicas e de lazer. Para participar, basta ir até um dos núcleos e fazer o cadastro. As atividades são gratuitas. “Quem tiver interesse, basta procurar a secretaria da escola e pedir para falar com nossa equipe. É simples e fácil”, reforça o coordenador do núcleo Phelipe Augusto.

Além da escola Dulce Viana, o projeto também funciona no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, no bairro Cristina; nas escolas municipais Edwar Lima, Maria José de Brito e Etelvino de Souza Lima; no Ginásio Poliesportivo; na Quadra do Palmital; na Quadra dos Camelos; no Campo do Cristal e na Arena Frimisa.