Escritora mirim dará palestras no Projeto Era Uma Vez

[ad_1]

Por iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, esteve em visita na terça-feira (17), nas dependências da referida pasta, a escritora mirim Nina Frainer, vinda especialmente de São Paulo para fechar uma parceria de participação no Projeto Era Uma Vez, que em 2020 estará em sua terceira edição. O projeto visa levar às mais de 22 mil crianças da rede municipal de ensino literatura através de palestras proferidas por autores, contadores de histórias e membros de bibliotecas comunitárias.

Nina, que tem 11 anos e é aluna do 6º ano, já tem 3 livros infantis publicados e um quarto  em processo de impressão. Talentosa e desenvolta, a garota se autodefine como autora, compositora, sanfoneira, humorista, atriz, miss, palestrante e empreendedora, além de youtuber. Ela já atuou como atriz na série “Bugados”, do canal por assinatura Gloob e na novela “As Aventuras de Poliana”, do SBT. Também já se apresentou nos programas da Eliana e da Fátima Bernardes.

Nina ainda cria projetos sociais, sendo o principal deles a “Viagem Literária”, um giro pelo país que faz todos os meses de junho e julho, desde 2013, para distribuir gratuitamente seus livros em escolas e instituições sociais. “Meu sonho é levar a literatura para todas as crianças”, diz a garota, que estuda pela manhã para poder desenvolver seus projetos à tarde. Filha de pais músicos, que a acompanhavam, a menina começou a ler aos 4 anos e escreveu seu primeiro livro aos 8.

A arte parece ser dom de família. O avô materno, também músico, chegou a compor mais de 400 canções. E a irmã caçula, Malú, de 5 anos, aprendeu inglês ao ver séries de TV e desenhava um quadro enquanto a irmã era entrevistada. Os livros de Nina publicados, que se encontram em várias livrarias pelo país, são “O Monstro é Você”, “Planos Infalíveis para Acabar com a Fome no Mundo” e “A Menina da Sanfona Azul e Suas Canções”.

A participação de Nina no Projeto Era Uma Vez será no próximo ano, quando a garota deverá dar palestras nas escolas e UMEIs de Santa Luzia. “Receber uma escritora mirim com um trabalho maravilhoso na literatura nos faz crer que é possível estimularmos também os nossos estudantes”, disse Cleuza Aparecida Santos Machado, superintendente de ação pedagógica da secretaria.

O Projeto Era Uma Vez é dirigido aos alunos da Educação Infantil até o 9º ano e mais aos estudantes da EJA – Educação de Jovens e Adultos. Neste ano lançou a 1ª edição de seu livro “Era Uma Vez – Muitas Histórias para Contar”, que teve ilustrações feitas por alunos da Educação Infantil.  O intuito da iniciativa é auxiliar no processo de alfabetização, despertar o gosto pela literatura e incentivar os pequenos a se tornarem escritores.

Acompanhe também as nossas redes sociais:


[ad_2]
Fonte: -> Fonte Desta Notícia