Exame de Esporotricose animal agora é realizado também no Canil Municipal

A solicitação deve ser feita pelo telefone 3642-3836

A Prefeitura de Santa Luzia, por meio do Departamento de Controle de Zoonoses, realiza, gratuitamente, o exame em cães e gatos com suspeita de Esporotricose em domicílio. Visando dar maior agilidade aos procedimentos, os interessados podem agora trazer o animal ao Canil Municipal para realização do exame, mediante contato telefônico para agendamento do horário e data.

Para que o exame seja realizado, o animal deve apresentar pelo menos um dos seguintes sintomas: feridas e/ou caroços, que aparecem em qualquer região do corpo e  espirros.

A Esporotricose é causada pelo fungo Sporothrix brasiliensis e acomete principalmente os gatos. A forma de transmissão entre os felinos e o ser humano ocorre através da mordida ou arranhão de um gato infectado ou contato com materiais orgânicos como solo, espinhos e troncos de árvores, uma vez que o fungo é natural destes ambientes.

Os sintomas no ser humano são variados, podem se desenvolver inchaço no local da lesão, feridas e nódulos. Em caso de suspeita da Esporotricose humana, entrar em contato com a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência para avaliação e conduta médica.