FEIRA DE ADOÇÃO CONSCIENTE | Prefeitura Municipal de Santa Luzia

A Prefeitura de Santa Luzia, por meio do Departamento de Controle em Zooneses, realizou na sexta-feira (15), na entrada do prédio central do centro administrativo municipal, a sexta feira de adoção de cães e gatos do munícipio. Foram disponibilizados para doação 26 animais, sendo16 cães e 10 gatos, entre filhotes e adultos, todos vermifugados e prontos para receber um novo lar. O objetivo da feira é fazer com que os animais que estão no canil municipal sejam destinados para uma adoção por meio de um termo de posse responsável.

O prefeito de Santa Luzia, Delegado Christiano Xavier fez questão de visitar a feira para acompanhar a ação. De acordo com o chefe do executivo, a Prefeitura preza pelo tratamento humanizado aos animais que se encontram no canil, por meio de acompanhamento veterinário adequado, o que facilita o processo de adoção.

Os animais acolhidos no canil passam inicialmente por testes para identificação de leishmaniose, após os resultados, o animal passa por exames veterinários criteriosos, e depois são vacinados e vermifugados. Somente após esse processo são destinação à adoção.

De acordo com a coordenadora do departamento, a veterinária Viviane Moreira, os interessados em realizar a adoção destes animais devem preencher um formulário de compromisso contendo todas as informações pessoais, telefones de contato e comprovante de endereço. Todo processo de pós-adoção é acompanhado por meio de contato direto com os responsáveis que adotaram. Desde a realização da primeira feira, cerca de cem (100) animais encontraram um novo lar.

Uma novidade é a adoção por meio da internet. Foi criado um site de adoção acoplado à página da Prefeitura. O interessado em adotar um animalzinho deve acessar a rede e verificar os animais disponíveis. Na página há todo procedimento necessário para a posse consciente de cães e gatos, basta acessar: http://www.santaluzia.mg.gov.br/v2/index.php/adote/

CASTRAÇÃO

O Departamento de Controle em Zoonoses da Prefeitura está trabalhando com duas possibilidades para implantação do serviço no município. Segundo Viviane Moreira, o processo para aquisição de um castra móvel para o município já está em andamento e foi realizado por meio de uma emenda parlamentar. Ainda de acordo com a veterinária, este processo já foi deferido. “Estamos aguardando que o empenho seja realizado, para que o castra móvel definitivamente chegue a nossa cidade”, conta. Uma segunda opção para prestação deste serviço no município deverá ser realizado por meio de uma parceria com a UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais, que já está em andamento e visa realizar trabalhos de conscientização sobre o abandono de animais, posse consciente e mutirão de castração que deve realizado em breve por todo município.