Ferrovia administrada pela Vale terá trecho de cerca de 1 km duplicado em Santa Luzia
Cerca de 1km da ferrovia administrada pela Vale, localizada em Santa Luzia, deverá ser duplicada no início do segundo semestre de 2022. A obra faz parte do projeto Pedreira-Capitão Eduardo, que também abrange a duplicação do trecho que passa por Belo Horizonte, e Sabará, totalizando 7,5 km de extensão. Esse projeto foi apresentado ao prefeito, Delegado Christiano Xavier, via teleconferência, na tarde da última sexta-feira (9). O término da obra está previsto para dezembro de 2024.
O projeto Pedreira-Capitão Eduardo faz parte de um pacote de contrapartidas relacionadas à prorrogação da concessão Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), conforme acordado assinado com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em dezembro de 2020. Essas contrapartidas contemplam obras que aumentarão a segurança das comunidades ao longo da ferrovia.
No momento, o planejamento está em fase de sondagens e topografia para coleta de dados que servirão de apoio para a elaboração do projeto executivo. Também serão realizados estudos de impacto socioeconômicos com a assistência da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania de Santa Luzia.
Embora não faça parte das contrapartidas estipuladas pelo contrato, o retorno de um trem de passageiros entre Santa Luzia e Sabará para fins turísticos com corridas apenas nos finais de semana, de preferência puxado por uma Maria-Fumaça, é um desejo que foi pedido do prefeito Delegado Christiano Xavier.
[ad_2]
Fonte: -> Fonte Desta Notícia