Final de ano nas escolas municipais

Secretaria Municipal de Educação promove reunião administrativa com diretores e supervisores para discutir diretrizes de encerramento do ano letivo

Na manhã desta segunda-feira (14), a Secretaria Municipal de Educação promoveu uma reunião administrativo-pedagógica com diretores e supervisores das escolas municipais para discutir diversas questões sobre o fechamento do ano escolar.

Na abertura, o Secretário de Educação, Ermelindo Martins Caetano, explicou que as medidas a serem adotadas serão feitas por todos os municípios mineiros, já que em reunião com a Secretaria de Estado de Educação ficou acertado que as diretrizes serão seguidas de forma conjunta, para garantir que alunos tenham acesso ao ensino. “Ninguém nunca passou pelo que estamos passando neste ano e as dúvidas são muitas, mas juntos vamos sanar todas as dificuldades para encerrar o ano”, frisou.

Entre os assuntos debatidos estiveram as resoluções da Secretaria Municipal de Educação nº 11 e nº 12, a carga horária (que precisa ser de 800 horas/ aula), orientações para o Plano de Estudos Complementares (que abordará os mais de 300 anos de história do município de Santa Luzia), recuperação final, aprovação automática x progressão continuada, documentos, cronograma de ações, entre outros.

Outro tema mencionado durante a reunião foram os estudos híbridos, que está em análise pela Secretaria de Estado, e consiste em uma transição do ano letivo de 2020 para 2021, quando os alunos terão acesso ao conteúdo dos dois anos escolares para que não haja perda pedagógica.

“Estamos tentando chegar aos alunos da melhor forma possível e entendemos que existe uma dificuldade, porque muitas vezes os pais não têm a didática psico-pedagógica para acompanhar os filhos. Mas neste ano, temos que prezar pela continuidade, para que os alunos não percam a habilidade de leitura e escrita, pois no retorno às aulas iremos adaptar o currículo às especificidades de cada turma”, destacou a Supervisora Pedagógica, Cleusa Santos.

A reunião foi realizada durante todo o dia e na próxima semana será realizado um novo encontro, desta vez apenas com os gestores educacionais.