Guarda Civil Municipal de Santa Luzia comemora aniversário de 12 anos

No dia 30 de junho de 2008 tomava posse a primeira turma de agentes da GCM de Santa Luzia, composta por 68 integrantes, sendo 64 homens e 4 mulheres.  A corporação havia sido criada pela lei 2.566 de 2005 e regulamentada pela lei 1.966 de 2007 para ser “Uma nova força de segurança pública na cidade”, papel que vem desempenhando com competência desde então.

Órgão subordinado à secretaria municipal de Segurança Pública, Trânsito e Transportes, a GCM realiza diversas ações: operacionais como a fiscalização de trânsito, instrutivas como blitze educativas e punitivas como a fiscalização de perturbação de sossego, policiamento repressivo e preventivo e no auxílio ao combate à atual pandemia de Covid- 19. Também executa serviços sociais como palestras, hora cívica nas escolas, arrecadação de alimentos e roupas para instituições de auxílio, o “Natal Solidário” – evento muito esperado nos finais de ano, tanto pelos apadrinhadores das cartinhas com pedidos das centenas de crianças carentes em várias instituições quanto pelas próprias crianças.

A corporação desenvolve, ainda, o Projeto Cuca Legal no Trânsito, criado pelo Superintendente Magno, que já ministrou palestras em quinze municípios mineiros, levando para mais de duzentos mil alunos a educação de trânsito. Prova do sucesso dessa iniciativa é o fato de que hoje o Projeto Cuca Legal está presente em sete municípios, que pediram permissão para reproduzí-lo em suas escolas.

Hoje a GCM conta com um efetivo de 69 servidores e, além de todas as tarefas acima, desempenha também o poder de polícia, atribuído a todas as Guardas Civis do Brasil pela lei federal 13.022/2014. Na corporação, diversos projetos estão em andamento: Reestruturação do Grupamento de Trânsito, criação do Grupamento de Operações com Cães, com profissionais treinados e a estruturação do canil, Grupamento de ROMU, com a aquisição do equipamento completo anti-tumulto, criação do Setor de Inteligência e de mais oito grupamentos específicos.

Por tudo isso, a Prefeitura, em nome da população luziense, agradece pelos serviços prestados e dá os parabéns a estes bravos servidores.

Acompanhe também as nossas redes sociais: