Guarda Municipal e Samu fazem campanha contra uso de cerol e linha chilena

Com a aproximação do período de férias, a Guarda Civil Municipal e o Serviço Móvel de Urgência (Samu) de Santa Luzia lançaram a campanha “Cerol corta vidas”, que consiste na conscientização de crianças, jovens e adultos sobre os perigos do uso de cerol e da linha chilena, que é quatro vezes mais potente que a mistura de cola com vidro.

As ações acontecem ao longo do mês de julho e se iniciaram com palestras em três escolas da cidade: Escola Municipal Edwar Lima (bairro Palmital), Escola Municipal Luísa Rosália Diniz Kentish (bairro Industrial Americano) e Escola Municipal Jaime Avelar (bairro Bom Destino). “A ideia é que os alunos sejam multiplicadores daquilo que aprenderem em sala de aula”, explicou o GCM Amorim. Durante a palestra, além das informações sobre os riscos do uso de cerol e a legislação referente ao assunto, foram doadas às crianças pipas e linhas adequadas para a prática.

Este é o terceiro ano da campanha e as próximas ações acontecem nos dias 16 e 23 de julho, com blitzen educativas nos portais Santa Rita e São Benedito. Nesses dias, além de conscientizar a população, serão doadas antenas de proteção para motociclistas que passarem pelo local.

Coordenadora do Samu, Adriana Márcia de Oliveira falou sobre o perigo, ressaltando que as vítimas podem ser tanto os que utilizam o cerol ou similares, quanto terceiros, que são afetados pela brincadeira ariscada. “Temos muitos casos em Santa Luzia de crianças e jovens que se cortam e assumem o uso dessas linhas. Mas os acidentes com motociclistas costumam ser mais graves, pois podem ser fatais”, disse.

O uso de linhas cortantes é proibido no município desde 2009, com a aprovação da Lei Municipal 3.032/2009. A atividade também é vedada em âmbito federal.