Inaugurados os primeiros muros ecológicos do Programa Santa Luzia Sustentável

[ad_1]

Foram inaugurados, na tarde desta quarta-feira (24), os dois primeiros muros ecológicos de Santa Luzia, ambos parte do Programa Santa Luzia Sustentável, que visa a proporcionar um meio ambiente mais limpo e saudável à população da cidade. Os muros ecológicos são aberturas feitas nos muros de escolas municipais, através das quais a comunidade pode descartar resíduos sólidos reaproveitáveis, que ao serem jogados ficam armazenados em uma estrutura que existe atrás desse muro. A iniciativa é da secretaria municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento em parceria com a secretaria de Educação.

Cada muro conta com 4 aberturas, uma para cada tipo de dejeto: latas, plásticos, papéis e garrafas pet. Por trás do muro, um saco bag de grandes proporções coleta o material, o qual é depois doado a catadores de materiais recicláveis da comunidade. O primeiro muro ecológico inaugurado foi o da E.M. Sueli Lima de Mello, no bairro Palmital, setor 6, e o segundo foi o da E.M. Edwar Lima, no Palmital, setor 7.

A novidade agradou os pais que sempre levam seus filhos até as escolas: “Achei muito bacana isso, porque evita que as pessoas joguem o lixo nas ruas, o que por sua vez evita as enchentes”, disse Cristiane Costa, mãe da Sabrina, aluna da instituição, de 9 anos de idade. Ela conclui: “É bom não apenas para a educação dos alunos, mas para o bem-estar de toda a comunidade”. Já o secretário de Educação, Ermelindo Martins Caetano, destacou o progresso previsto para o programa: “Numa primeira leva, instalaremos o muro ecológico em cinco escolas, mas nossa intenção é ampliar o projeto para todas as escolas municipais. Trata-se de uma iniciativa que também tem valor educacional, ao levar aos alunos o conhecimento da Educação Ambiental”, disse.

“Esta é mais uma das ações do nosso programa Santa Luzia Sustentável, o qual já realizou várias ações pontuais para melhoria do meio ambiente e limpeza da cidade”, disse o prefeito, Delegado Christiano Xavier, que estava em companhia do secretário da Educação e do vice-prefeito, Pastor Sérgio.


[ad_2]
Fonte: -> Fonte Desta Notícia