Matrículas para educação infantil começam dia 22 Município amplia número de crianças atendidas em Santa Luzia

[ad_1]

Começam nesta terça-feira (22), as matrículas para os alunos da educação infantil em Santa Luzia. O processo segue até o dia 28 de janeiro e será realizado nas instituições de ensino em que as vagas foram disponibilizadas aos pais. É importante que os pais se dirijam às escolas munidos de documentos, descritos na Resolução SME nº 11 , de 11 de outubro de 2018, entre eles estão o xerox do comprovante de endereço, em nome do pai/mãe ou responsável legal pela criança, xerox da certidão de nascimento da criança, xerox da carteira de identidade do responsável legal, xerox da carteira de identidade da criança ( se ela tiver), xerox documentos que comprovem a utilização de critérios para as vagas compulsórias.
Estão sendo ofertadas 5.153 vagas, sem levar em consideração as vagas das instituições conveniadas que estão sendo distribuídas. Isso significa uma grande ampliação. Exemplo disso é o aumento significativo na oferta de vagas para o maternal III. O salto foi de cerca de 368 crianças atendidas em 2018, para 982 crianças a serem atendidas em 2019.
Esse aumento é reflexo do trabalho desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação ao longo dos últimos quatro meses. Todo processo obedeceu à Resolução nº 11, de 11 de outubro de 2018 e garantiu vagas para todos os alunos de 4 e 5 anos de idade (1º e 2º períodos de escolaridade), encaminhado-os para uma instituição próxima à sua residência, que oferte estes anos de escolaridade da Educação Infantil, respeitando o endereço fornecido pelo responsável.
Já neste início de ano letivo, os alunos que estudavam dentro de contêiners não utilizarão mais os espaços. A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e a equipe de Planejamento Pedagógico, promoveu um amplo estudo da demanda. “Reorganizamos o zoneamento escolar, equipamos salas ociosas, reativamos salas desocupadas, promovemos estudo de impacto e conseguimos retirar basicamente todas as crianças dos contêiners. Em 2019, somente duas escolas irão funcionar, em meio horário, nesses espaços, até a construção das novas salas, previstas para serem concluídas no inicio de agosto de 2019”, disse o secretário municipal de educação, Ermelindo Martins Caetano.
Segundo o secretário, na faixa etária de creche (crianças de 0 a 3 anos), as unidades da rede municipal de educação ainda não comportam toda a demanda existente na cidade, por isso, conforme a Resolução nº 11, foram organizados sorteios públicos, como já era feito todo ano, de vagas e de listas de espera, entre os dias 2 e 4 de janeiro, sem a interferência de terceiros. O resultado está disponível na Secretaria Municipal de Educação e nas escolas municipais da cidade.
É importante ressaltar que após o período de efetivação da matrícula, ocorrendo vagas não preenchidas, será chamada no maternal a listagem de cadastro de reservas, lembrando sempre que este fato não se aplica aos alunos do 1º e 2º períodos, que serão matriculados automaticamente.
Com relação ao cadastro escolar para o ensino fundamental de 2019, principalmente o primeiro ano (crianças de 06 anos), o Secretário lembrou a todos que este cadastro ocorreu em junho de 2018, basicamente de 11 a 22 de junho, e infelizmente dele não teve participação. “Mas assim que assumimos iniciamos um diálogo constante com a Secretaria Estadual de Educação, evitando grandes transtornos. Ressaltamos que nenhuma criança estará sem vagas no Ensino fundamental, o que existe em uma preferência por escola. Cabe ao poder público assegurar uma vaga na escola pública e não na escola de escolha da família. Para 2020, já estamos planejando ações para evitar transtornos para as famílias”, encerrou.


[ad_2]
Fonte: -> Fonte Desta Notícia