Ministro da Saúde Eduardo Pazuello anuncia data de vacinação contra Covid-19 para a próxima quarta-feira, dia 20 De Janeiro às 10 Horas

Prefeito de Santa Luzia Delegado Christiano Xavier e Secretária de Saúde, Nádia Tomé, participaram da reunião com os governantes de 136 municípios e afirmou: “Santa Luzia já está preparada para a imunização”.

A Frente Nacional dos Prefeitos realizou na manhã desta quinta-feira (14) uma importante reunião com a participação do Ministro da Saúde Eduardo Pazzuelo e governantes de 120 maiores municípios e 16 capitais brasileiras. Segundo o Ministro, a imunização simultânea e gratuita em todo o país dará início na próxima quarta-feira, dia 20, às 10 horas da manhã. Dentro do cronograma de disponibilidade de doses, toda a população brasileira será vacinada em 2021.

Ao anunciar, o Ministro informou que as doses já foram adquiridas para a primeira etapa e que até segunda-feira (18) estarão em posse dos Estados e, a partir daí, ocorrerá a distribuição nos municípios, com a prioridade para idosos, asilos, profissionais da área da saúde e indígenas aldeados. “Na terça-feira terá a apresentação do calendário de imunização com quantidades e datas. Na quarta-feira, faremos o início da vacinação simultânea nos grupos planejados em todo o país. No domingo, a Anvisa deverá aprovar o uso de 8 milhões de vacinas importadas, sendo 6 milhões pelo Butantã. A partir dessa aprovação, com autorização de uso emergencial, faremos a distribuição e estaremos preparados para a campanha de vacinação. Informo ainda que não vamos abrir mão de nenhuma vacina, desde que esteja aprovada pela ANVISA.” afirmou o Ministro.

SANTA LUZIA

Dentre os municípios de todo o país que participaram da reunião, Santa Luzia foi um dos representantes do Estado de Minas Gerais. De acordo com o prefeito Delegado Christiano Xavier, Santa Luzia está preparada para o início da imunização. “Já temos estrutura e estratégia planejada para a imunização. 16 leitos de enfermaria e 5 leitos de UCI também estarão abertos no Hospital São João de Deus na próxima segunda-feira. Em virtude disso, o comércio permanecerá aberto e alertamos para que os cuidados necessários sejam mantidos”, afirmou.

SERINGAS E INSUMOS

Ainda de acordo com o Ministro, os municípios que não tenham as seringas receberão um apoio do Governo Federal a partir de sábado. “Somos o maior fabricante de seringas da América Latina, não vai faltar nem pra essa e nem pra outras campanhas. Estamos requisitando e está tudo dentro do que precisamos. Importante ressaltar que a vacina dará imunidade a partir de 30 e 40 dias da aplicação. Não pode afrouxar”, afirmou.