Mutirão de limpeza no bairro Pinhões

Prefeitura recolhe três caminhões com recipientes que acumulam água e serviriam de criadouros para mosquito Aedes aegypti

A Prefeitura de Santa Luzia, por meio de uma parceria entre a Coordenadoria de Controle em Zoonoses e a Secretaria Municipal de Obras, realizou um mutirão de limpeza contra a dengue nesta sexta-feira (3), no bairro Pinhões. O mutirão é uma das estratégias para combater a proliferação do mosquito transmissor da doença.

Depois de avisar aos moradores que haveria o mutirão, agentes de controle de zoonoses, acompanhados de um caminhão, passaram recolhendo utensílios que acumulariam água e foram deixados na calçada pelos moradores. Foram coletados três caminhões. A equipe de capina também fez a limpeza em pontos específicos, a fim de minimizar focos do mosquito.

Segundo a coordenadora do setor de Controle em Zoonoses, Viviane Moreira, a escolha dos locais é feita com base nas notificações recebidas e larvas com resultado positivo para o Aedes aegypti. “Além do mutirão os agentes de endemias estão fazendo o TPVE – tratamento e pesquisa vetorial especial, que consiste na aplicação de larvicida em criadouros com larvas positivas do Aedes”, disse. Outros bairros também serão contemplados com o mutirão de limpeza. O cronograma será divulgado previamente e os moradores dos locais serão avisados com antecedência.

Apesar das atenções estarem todas voltadas para a pandemia do novo Coronavírus, é importante se atentar para a dengue. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, apenas nesses primeiros três meses do ano, foram registrados 232 notificações e quatro casos da doença. Em Minas, já foram confirmados três óbitos de janeiro a março de 2020.

Acompanhe também as nossas redes sociais: