Noite de gala para os jovens músicos luzienses

No último sábado (28/08), a Prefeitura de Santa Luzia (MG) por meio do projeto “Orquestra Minueto Cordas e Sons”, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, assistiu à primeira apresentação da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais no Grande Teatro Palácio das Artes após 18 meses em regime remoto; o retorno foi inesquecível! “Stabat Mater – O Drama barroco italiano”, foi performado pela primeira vez em dois momentos: Concerto para Piano e Orquestra N° 12 (Mozart), “Sinfonia Al Santo Sepolcro” (Vivaldi) e “Stabat Mater” (G.B Pergolesi).

Com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, os 19 alunos do projeto, acompanhados da maestrina Tânia Rosária e de cinco responsáveis, rumaram para Belo Horizonte para uma imersão musical.

Para o aluno Daniel, de 8 anos, faltaram palavras para descrever a ocasião. “Nem sei o que dizer. A música para mim é uma paixão, ela está em todos os lugares. O Palácio das Artes e o Teatro são lindos”, enfatizou.

Imersão musical

Antes da exibição principal, houve uma visita guiada à exposição “50 anos e 5 atos”. Na sequência, o tão esperado concerto; que integra a “Temporada de Ópera 2021” que celebra os 50 anos do Palácio das Artes.

“O objetivo é impulsioná-los para que sejam motivados a fazer música de forma prazerosa. A bagagem cultural que se ganha contribui para os estudos e preenche um espaço singular na história de cada um deles”, ressaltou a maestrina da Secult Santa Luzia (MG).