Novas escolas retomam aulas presenciais em Santa Luzia

Nesta segunda-feira (28) foram reabertas as escolas municipais Maria das Graças Teixeira Braga e Jaime Avelar Lima. Próximas serão Sueli Lima de Melo, Síria Thébit e Modestino Gonçalves

Mais duas escolas municipais de Santa Luzia retomaram o ensino presencial nesta segunda-feira (28): a Escola Municipal Jaime Avelar Lima, no bairro Bom Destino e a Escola Municipal Maria das Graças Teixeira Braga, no bairro São Benedito. Assim como as outras escolas municipais que já estão funcionando presencialmente, nessa etapa retornaram apenas alunos do 1º e 2º períodos, de 4 e 5 anos, de forma híbrida e com tempo de permanência nas instituições de apenas duas horas.

A pequena Ester, aluna do 2º período também ficou feliz com o retorno. “Estava muito ruim. Com a pandemia não dava pra vir para a escola e eu estava com muita saudade dos meus colegas e da minha professora”.

Michele de Souza, mãe de Isabella Vitória (aluna da escola Maria das Graças) está confiante com o retorno. “Vai ser muito bom. Por mais que ela tenha evoluído bem em casa, não é como com os professores”, disse. Ela ainda reforçou que está segura em deixar sua filha voltar a frequentar a escola. “Eu e meu marido conversamos muito sobre deixar nossos filhos voltarem às aulas e tomamos essa decisão. Sempre que vinha buscar as atividades via o cuidado dos profissionais e a estrutura que estavam montando para receber os alunos, então estou bem tranquila”, garante.

Isso é reflexo do trabalho desenvolvido desde o ano passado. A Secretaria Municipal de Educação montou um protocolo para garantir a segurança de alunos e profissionais. Todas as orientações são seguidas criteriosamente e encaminhadas para os pais. Alunos não levam nenhum material ou lanche para a sala de aula. Os materiais são individuais e ficam armazenados nas escolas, sendo higienizados antes e após o uso. A merenda é produzida na cantina e na hora do lanche são respeitadas todas as normas de distanciamento para evitar o contato próximo entre os alunos. Os bebedouros funcionam com sensor de presença e há medição de temperatura, álcool em gel disponível em todos os espaços e tapete para higienização dos sapatos.

Na próxima segunda-feira (5), retomam as atividades presenciais as escolas municipais Sueli Lima de Melo, no bairro Palmital, Síria Thébit, no bairro Cristina e Modestino Gonçalves, no Centro Histórico. Vale ressaltar que o retorno dos alunos não é obrigatório e que as crianças que não voltarem para a escola podem continuar acompanhando as atividades na plataforma de ensino remoto Com clique.