Parceria da Prefeitura com SENAI e Roca Brasil cria vagas de emprego

Cerca de 60 estudantes estiveram presentes, na manhã da quinta-feira (21) à palestra realizada no auditório do Centro de Formação Profissional João Carlos Giovannini, a Escola SESI/SENAI, no bairro Boa Esperança, para saber mais sobre a oportunidade de emprego que está sendo oferecida por uma parceria composta pelo SESI/SENAI, a Roca Brasil (antiga Celite) e a Prefeitura de Santa Luzia, através da secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania. Parte dos jovens era formada por alunos do SESI/SENAI e parte havia sido convidada pelo CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, unidade Centro.

Trata-se de um esforço das três entidades para, conjuntamente, oferecer  postos de trabalho aos alunos da unidade do SESI/SENAI na cidade e a demais jovens luzienses que estejam referenciados no CRAS. Neste primeiro momento, as vagas oferecidas são em número de 15, para interessados em participar do Curso de Louças Sanitárias. Este é, porém, um projeto piloto, inédito em Santa Luzia, que deve ser ampliado para a criação de um número muito maior de vagas em um número maior de empresas instaladas na cidade.

A ação se enquadra no Programa Jovem Aprendiz, do Governo Federal e em Santa Luzia partiu de uma iniciativa da Roca, que procurou o SESI/SENAI, o qual por sua vez solicitou o apoio da Prefeitura.

A Roca é uma multinacional espanhola gigante no setor de louças e metais sanitários, com mais de 76 plantas industriais em 175 países. Fundada há 102 anos, conta hoje com mais de 13 mil clientes cadastrados, mais de 25 mil pontos de venda e cerca de 1 milhão de seguidores nas redes sociais. A empresa produz louças e metais sanitários, móveis, pisos e revestimentos e é dona das marcas Incepa, Celite, Logasa, e Laufen, detre outras. A unidade Santa Luzia, instalada no Bairro Bicas, com 657 funcionários, é considerada a maior planta industrial do mundo na fabricação de louças sanitárias.

“Inclusão e responsabilidade social são pilares da Roca. Outros jovens interessados devem procurar o SESI/SENAI ou a secretaria de Desenvolvimento Social”, disse Willams da Costa, palestrante e gerente de RH da empresa. “Esta pareceria tríplice é muito importante porque proporcionará amadurecimento profissional e oportunidades de inserção no mercado de trabalho”, acrescentou Fabiano Reis, diretor da Unidade Santa Luzia do SESI/SENAI, no que foi apoiado pelo secretário do Desenvolvimento Social, Wander Rosa de Carvalho Junior: “Esta parceria é importante porque possuímos diversos jovens necessitados de qualificação para inserção no mercado de trabalho. O desemprego hoje é muito grande e só irá superar este obstáculo quem se qualificar”, concluiu.

As vagas,para ambos os sexos, serão disputadas através de processo seletivo a ser realizado entre jovens que sejam alunos do SESI/SENAI ou preencham 3 requisitos: ter entre 18 e 24 anos, estar matriculado no ensino médio e estar referenciado no CRAS.

“Achei muito interessante porque não conhecia esta empresa e agora me interessei pela área”, disse Keslley Martins Lopes, de 20 anos, aluno do SESI/SENAI. Opinião semelhante expressou outro jovem, Eliel Henrique Santos Pereira, de 18 anos, estudante do 2º ano do ensino médio, convidado do CRAS: “Achei muito proveitoso conhecer esta empresa. Vou me inscrever”. Os escolhidos deverão começar a trabalhar no início de 2020.