Parceria entre Prefeitura e Copasa instala lavatórios públicos gratuitos em Santa Luzia sem ônus para os cofres públicos e sem conta d’água

Numa iniciativa conjunta da Prefeitura de Santa Luzia, através da secretaria de Obras, e a Companhia de Saneamento de Minas Gerais – Copasa, estão sendo instalados dois lavatórios públicos na cidade, mas a Prefeitura está em tratativas para que o número possa ser aumentado para 05 (cinco), e que deverão ser utilizados pela população como mais um reforço no combate à pandemia da Covid-19. O primeiro deles foi montado na quarta-feira (20) na Av. Brasília, bem em frente à Caixa Econômica Federal, onde recentemente a Prefeitura já havia instalado tendas e cadeiras para os usuários da agência.

O equipamento é feito majoritariamente de plástico, tem cerca de 1m de altura e é dotado de um dispensador de sabonete líquido. Para a abertura da torneira, a pedido da secretaria de Obras, engenheiros da Copasa desenvolveram um sistema de acionamento por pedal, de forma a reduzir o contato manual. As instalações estão sendo feitas por servidores da Copasa, que está fornecendo a água gratuitamente. Sem relógio medidor na instalação, não há qualquer custo para o usuário ou para a Prefeitura.

A novidade é fruto dos investimentos a serem feitos pela Copasa no município, previstos no Contrato de Programa referente ao abastecimento de água e esgotamento sanitário, assinado entre as duas em 6 de fevereiro passado. Até então, a presença da Copasa em Santa Luzia se dava de forma precária (sem contrato) e, portanto, sem investimentos. Com a formalização da parceria, foi estabelecido um padrão de investimento constante da empresa estadual na cidade ao longo de 30 anos.

A localização do segundo lavatório deverá ser decidida pela Prefeitura até a quinta-feira (21), e outros serão instalados em outros pontos da cidade, os quais ainda estão em estudo.

Acompanhe também as nossas redes sociais: