Parceria entre Prefeitura e Sesc traz projeto Praça da Saúde para cidade

Projeto itinerante estará no pátio da Prefeitura até dia 25 de junho, realizando exames oftalmológicos e de saúde da mulher. Pacientes serão encaminhados pela Secretaria de Saúde

Começaram nesta quarta-feira (5) os atendimentos nas carretas do Programa Praça da Saúde, instaladas no pátio da Prefeitura de Santa Luzia, por meio de uma parceria com o Sesc. O projeto itinerante irá atender pacientes que estão na fila de espera por exames de mamografia, ultrassonografia, papanicolau (preventivo) e oftalmológico. Os atendimentos serão realizados diariamente, até o dia 25 de junho.

Os pacientes serão encaminhados pelo setor de regulação da Secretaria Municipal de Saúde e pelas unidades básicas de saúde. Entre os exames, apenas o papanicolau poderá ser feito por demanda espontânea, com agendamento também nas unidades de saúde. Os outros exames serão destinados para aqueles que já estão aguardando pelos procedimentos. A expectativa é que mais de 2 mil pessoas sejam atendidas.

“Essa é uma importante parceria. Sabemos que existe um gargalo desses exames no município, assim como todos os outros municípios brasileiros, o que irá auxiliar no atendimento aos luzienses. As carretas têm equipamentos novos e de última tecnologia e estão disponíveis para atender a população”, disse o prefeito Delegado Christiano Xavier.

O projeto irá auxiliar na prevenção do câncer de mama, câncer ginecológico, além de reforçar o cuidado com saúde da mulher. Já o SESC Oftalmológico deverá atender mais de 750 pessoas, reforçando o cuidado com a saúde ocular e melhorando a qualidade de vida dos pacientes.

Ao todo mais de 2.000 pessoas serão beneficiadas com todos os atendimentos que serão feitos durante os próximos dois meses de funcionamento do projeto na prefeitura.