Posto de Saúde Celso Diana tem horário de atendimento ampliado para melhor atendimento à população

[ad_1]

A Unidade Básica de Saúde Celso Diana, localizada no bairro Palmital teve seu horário de atendimento ampliado desde o dia 21 de outubro, e agora funciona das 7h às 19h. A iniciativa faz parte do Programa Saúde na Hora e tem o objetivo de facilitar o acesso da população aos serviços de saúde na atenção básica do município. Atualmente, o Celso Diana conta com quatro equipes de saúde da família disponíveis para atendimento a toda comunidade. Cada equipe é formada por um médico, uma enfermeira e um técnico em enfermagem. A unidade também oferece serviços de odontologia.

A extensão no horário de funcionamento no posto de saúde visa diminuir o tempo de espera dos pacientes e proporcionar o agendamento de consultas, vacinação e outros procedimentos realizados na unidade. A iniciativa beneficia a população que trabalha durante o horário comercial e chega em casa após às 17h.

A aposentada Maria Aparecida de Oliveira, 67, usuária dos serviços de saúde no município, aprovou a ampliação do horário de funcionamento do posto de saúde. “Foi muito bom, foi uma das melhores coisas que fizeram aqui. Antes era difícil a consulta, agora ficou mais fácil e tem médico o dia todo”, elogia. Outra paciente que parabenizou a iniciativa foi a dona de casa Ana Maria Climas Araújo, 68. “Isso é muito bom para toda população e está dando resultado. Agora conseguimos todo atendimento que precisamos. Podemos marcar a consulta um pouco mais tarde, sem precisar levantar tão cedo. Estamos sendo bem atendidos”, conta Ana, que também, participa do grupo de atividades promovidas pelo NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família.

Para a gerente da Unidade, Lucilene Cardoso Santos Miranda, a extensão do horário de atendimento está trazendo vários benefícios para os moradores da região e possibilita um atendimento de qualidade e humanizado a todos que precisam. “Foi possível ampliar o atendimento principalmente para parte da população que chega em casa após às 17h e não tem como usar os serviços de saúde oferecidos pelo município em outro horário. Temos o atendimento de vacinas, curativos, eletros e até mesmo visita domiciliar, e conseguimos alcançar um número maior de usuários”, explica a gestora.

Inicialmente, o Programa Saúde na Hora foi implantado como projeto piloto na UBS Celso Diana, unidade escolhida em Santa Luzia, por atender as exigências do Ministério da Saúde e pode ser expandido para outras unidades em um futuro próximo.

Serviços ofertados na unidade: acolhimento com classificação de risco, consultas médicas, consultas de enfermagem, consultas odontológicas, imunização (calendário vacinal completo) grupos terapêuticos e de educação em saúde, dispensarão de medicamentos, cadastro da população, visita e atendimento domiciliar.


[ad_2]
Fonte: -> Fonte Desta Notícia