Prefeito Christiano Xavier assina autorização de parceria técnica com BDMG

Banco vai elaborar projeto para reformulação da iluminação pública e gerenciamento de resíduos sólidos em Santa Luzia

Visando ter uma cidade mais bonita, segura, eficiente e trazer modernização para o sistema de iluminação pública, o prefeito Christiano Xavier, assinou nesta terça-feira (02), o ato de autorização de parceria com o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais - BDMG para apoio técnico na elaboração do projeto de PPP – Parceria Público Privada para contratação de empresa para reformular a iluminação pública da cidade e gerenciamento integrado de resíduos sólidos gerados no município de Santa Luzia. O prefeito Christiano Xavier explica que a população terá muitos benefícios por meio destes projetos. “A população terá diversos benefícios, como ampliação da rede elétrica, otimização energética, operação, manutenção e gestão da rede de iluminação pública” explica o chefe do executivo. O documento também prevê a implantação de sistema de gerenciamento integrado de resíduos sólidos no município. É um projeto muito técnico e complexo, e essa parceria não gera qualquer custo para o município e traz transparência e credibilidade à parceria, pois trata-se de um Banco de Desenvolvimento Público. O prazo para elaboração do projeto e contratação de empresa para execução do mesmo, que se dará por meio de licitação, será de 12 a 14 meses. De acordo com o Secretário de Obras Bruno Almeida, a população só tem a ganhar com a elaboração e execução deste projeto. “Teremos uma iluminação pública de qualidade, efetuando a troca de todas as tradicionais lâmpadas do município por lâmpadas de led, que proporcionam até 80% de economia de energia em comparação com as soluções de iluminação tradicionais e requerem o mínimo de manutenção devido à vida útil extremamente longa, que é muito superior as suas equivalentes incandescentes ou fluorescentes, ampliação de toda rede de iluminação pública, que vai proporcionar a chegada da energia elétrica à população de alguns bairros de Santa Luzia que ainda não possuem este serviço. Outro ponte forte do projeto é a preocupação com os impactos causados ao meio ambiente. O secretário de Meio Ambiente da prefeitura de Santa Luzia, Geraldo Ramires conta como deve ser feito descarte correto dos resíduos sólidos e sua reutilização. “Será contratada uma empresa de credibilidade para prestar um serviço de qualidade para o município de Santa Luzia. Vamos eliminar todo tipo de resíduo que esteja alocado em local inapropriado, fazer uma triagem destes resíduos e reutilizá-lo para construção de calçadas, meio-fio e produção de energia. Precisamos fazer com que as pessoas tomem consciência de que lixo hoje também é dinheiro, e a gente possa fazer com que nossa cidade seja mais limpa, mais bonita, mais agradável de se viver e traga bem-estar para nossa comunidade”, afirma Geraldo Ramires.

Fonte: NOTÍCIAS