Prefeito e secretária de Cultura e Turismo de Santa Luzia participam do 1° Fórum das Capitais, realizado em Brasília (DF)

Associação Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (ANSEDITUR) promove encontro para debater retomada do turismo no país

Entre os dias 31/05 e 02/06, a Associação Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (ANSEDITUR) promove, em Brasília (DF), o 1° Fórum das Capitais. Recepcionados por Vanessa Mendonça (anfitriã), secretária de Turismo da Capital Federal (Sectur-DF), o encontro reúne 52 secretários e dirigentes de 22 estados brasileiros, e tem como objetivo debater sobre temas inerentes ao setor (reuniões técnicas, projetos, capacitações e parcerias internacionais), com destaque para o plano de retomada do turismo no país.

Durante os três dias de evento, os gestores públicos se encontrarão com o ministro do Turismo, Gilson Machado; Augusto Nardes, ministro do Tribunal de Contas da União (TCU); o senador Fernando Collor, presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senador Federal; e com o deputado Bibo Nunes, da Comissão de Turismo da Câmara Federal.

O ministro do Turismo participou do primeiro dia do Fórum e destacou a importância do segmento para a retomada da economia global.

Comitiva luziense

Atendendo aos anseios do município de Santa Luzia, o prefeito Delegado Christiano Xavier embarcou para Brasília em companhia de Joana Coelho, secretária municipal de Cultura e Turismo e diretora da ANSEDITUR para o Sudeste. “É fundamental este intercâmbio de conhecimento para que possamos levar boas práticas para Santa Luzia. Este é o caminho ideal para buscarmos novas oportunidades para o nosso município”, enfatizou o chefe do executivo luziense durante entrevista para a Sectur-DF, logo após se reunir com Matheus Martins, assessor do ministro do Turismo.

Compõem a comitiva luziense os seguintes vereadores: Wander Carvalho (presidente da Câmara Municipal), Glayson Johnny e Lelei da Auto Escola (Wellison Maciel). Após a abertura do evento, os vereadores seguirão para outras agendas.

Para Joana Coelho, o encontro é de suma importância para as pretensões de Santa Luzia. “Em breve, faremos questão da presença da ANSEDITUR em nossos eventos oficiais. Queremos apresentar Santa Luzia para o turismo e cultura nacional; estamos nos preparando para isso”, concluiu.

A secretária de Cultura e Turismo de Santa Luzia segue a programação do Fórum das Capitais até o término das atividades, marcado para quarta-feira (02/06).