Prefeitura concentra castrações em felinos e solicita que os tutores não faltem

[ad_1]

Devido a uma momentânea escassez de medicação específica para a castração de cães, a Prefeitura de Santa Luzia está, através do departamento de Zoonoses da secretaria de Saúde, aproveitando para adiantar a esterilização de gatos. No início do mês de julho havia 561 felinos na fila de espera e na sexta-feira (20) este número já havia sido reduzido para 426. Hoje, estão sendo agendadas, três vezes por semana, cirurgias para 12 animais.

Apesar da fila de espera existente, a Prefeitura segue convocando os donos de gatos do município para que cadastrem seus pets no programa de castrações. E lança um apelo para que, uma vez o procedimento agendado, os cidadãos não deixem de comparecer ao Castramóvel com seus animais na data e hora marcadas, uma vez que a abstenção é um dos maiores problemas que atrasam a campanha. Na quarta-feira, dia 18, por exemplo, das 12 cirurgias agendadas apenas 3 pacientes compareceram.

A falta de medicação para cães deverá ser sanada em breve, pois o processo de compra do insumo já está em andamento. A razão para a falta é que os mesmos medicamentos, como Ketamina, Midazolam e Fentanil, são também utilizados no tratamento de humanos com covid-19, e ainda o Propofol que é utilizado no processo de eutanásia dos cães positivos para leishmaniose.

Visando a dar ainda maior velocidade ao processo de esterilização de cães e gatos, a Prefeitura está firmando convênio com uma ONG que também realizará os procedimentos. Trata-se da Pet Sem Fronteiras, organização que já vem atuando em todo o estado. “Com esse reforço, nossa expectativa é de zerarmos a fila de castrações até o final de dezembro”, disse Daniela Siqueira Veloso Starling, coordenadora de Vigilância em Saúde do departamento de Controle de Zoonoses da secretaria de Saúde de Santa Luzia.

Outra novidade é que o programa de adoções – o qual foi suspenso para uma readequação das condições sanitárias do canil municipal – será retomado em breve. No momento, há três cães para serem adotados. Informações pelo fone 3642-3836.


[ad_2]
Fonte: -> Fonte Desta Notícia