Prefeitura cria comissão para combater e erradicar o trabalho infantil em Santa Luzia

Na tarde da segunda-feira (09), em reunião no gabinete que contou com a presença do prefeito, delegado Christiano Xavier; do vice, pastor Sérgio e do secretário municipal do Desenvolvimento Social, Wander Rosa de Carvalho Junior, foi oficializada – por decreto – a criação da comissão técnica de referência para o PETI, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil. A comissão é formada por representantes de vários setores da Prefeitura, também presentes à reunião e pertencentes às secretarias de Desenvolvimento Social; Cultura e Turismo; Educação; Saúde e Esporte com o intuito de criar ações estratégicas para o combate ao trabalho infantil e à ilegalidade do trabalho do adolescente no município de Santa Luzia.

A primeira tarefa da nova comissão será preparar um diagnóstico de vulnerabilidade das violações dos direitos, a partir do qual cada setor apresentará uma proposta para sua atuação neste combate. “Temos reuniões agendadas até dezembro, que envolverão não só os membros da comissão mas todos os envolvidos. Ouviremos  os que trabalham na ponta e podem nos trazer mais informações para que possamos atuar com mais eficácia”, disse Andreza Mara Santos Duarte, psicóloga e coordenadora da Proteção Social Especial, da secretaria de Desenvolvimento Social.

“O trabalho não visa somente os jovens, mas também suas famílias, porque se uma criança está na rua é porque sua família está passando por algum tipo de dificuldade”, disse o secretário do Desenvolvimento Social. Segundo ele, a importância da criação da comissão é a oficialização de um trabalho que já vem sendo desenvolvido pela secretaria e que agora deve ser intensificado.