Prefeitura de Santa Luzia abre em seu interior fábrica de meio fio e pré-moldados e gera economia superior a 50% nos serviços

[ad_1]

 

Um galpão de grandes proporções, que por anos serviu de depósito para empoeiradas motocicletas apreendidas, foi transformado em uma produtiva fábrica de pré-moldados, nos fundos das instalações da Prefeitura. Ali já estão sendo manufaturados meios-fios, e para breve está previsto o início da produção também caixas de gorduras, bloquetes e manilhas.

 

A nova fábrica funciona com funcionários da própria Prefeitura, que chegam a produzir duzentas peças de meio-fio a cada dois dias, já que um dia é empregado apenas no desmolde, limpeza e relubrificação dos moldes metálicos. “Graças à produção em casa, conseguimos obter uma economia de 50% nos gastos da Prefeitura com este tipo de material”, diz o secretário municipal de Obras, Bruno Márcio Moreira Almeida.

 

Este número é até conservador, na visão do coordenador das operações, Valdivino Machado. Com seus 19 anos de experiência no ofício, Valdivino calcula que a economia gerada chega a ultrapassar os 50%. “Um meio-fio comprado no mercado chega a custar R$ 35,00 para a Prefeitura. Podemos fabricá-lo por uma fração desse valor”, explica. Animado, ele comemora “ontem chegamos a produzir 150 meios-fios”.

 

Além dos moldes e das ferramentas manuais, o equipamento empregado resume-se a uma grande betoneira, e as matérias-primas são apenas quatro: cimento, areia, brita e água. Outro insumo utilizado, este para a lubrificação dos moldes, é óleo queimado proveniente da troca de óleo dos veículos da própria Prefeitura, com isso além da geração de empregos e da economia proporcionada ao município, a fábrica também ajuda na preservação ambiental.

 


[ad_2]
Fonte: -> Fonte Desta Notícia