Prefeitura de Santa Luzia cria o Banco de Alimentos Municipal

Programa irá diminuir o desperdício e fomentar o reaproveitamento de produtos aptos ao consumo, porém sem poder comercial

Começou a funcionar na tarde da quinta-feira (25) o recém-criado Banco de Alimentos da Prefeitura de Santa Luzia, em uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania. No primeiro dia já foram arrecadados 256 quilos de alimentos que, embora frescos, já não estavam aptos para o comércio mas conservavam todo seu valor nutricional. Os alimentos foram doados por três sacolões da cidade que já se dispuseram a participar do projeto, de forma regular, como parceiros doadores.

A Secretaria quer agregar mais comerciantes para assim, mais famílias serem ser beneficiadas. Você comerciante local entre em contato através dos números: 3641-5313 e 99280-2153

Os primeiros alimentos arrecadados foram suficientes para a montagem de 40 “cestas verdes” (com frutas, legumes etc.) que serão doadas às famílias com insuficiência alimentar usuárias dos equipamentos da assistência social (CRAS e CREAS) e também às entidades socioassistenciais cadastradas nos Conselhos Municipais de Direitos.

O novo Banco de Alimentos está instalado no prédio onde já funciona o Centro de Distribuição de Merenda Escolar, sendo
que brevemente o espaço será reformado para a execução dos dois serviços. O local agora conta com 3 câmaras frias, todas aptas tanto a refrigerar quanto congelar – o que permite a estocagem de uma maior quantidade de alimentos, facilitando as operações. Inicialmente, a ideia era de que o Banco de Alimentos entrasse em funcionamento apenas quando a reforma estivesse concluída, mas a implantação foi precipitada pelo agravamento da pandemia, considerando a dificuldade por que passam muitas famílias.

A lei para a criação de um Banco de Alimentos municipal existe há 3 anos (Lei 3952/2018), mas só nesta administração foi posta em prática, tendo sido uma das promessas de campanha do atual prefeito, delegado Christiano Xavier, que mostrou-se satisfeito com o resultado do primeiro dia de funcionamento: “É gratificante vermos isto, em um momento tão difícil: o aproveitamento de alimentos conservados e apropriados ao consumo”, disse. A implantação do Banco de Alimentos também constava da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) 2021, que previa a: “Implantação e manutenção de serviço voltado para a segurança alimentar e nutricional, em especial, restaurantes populares, cozinhas comunitárias, banco de alimentos, entre outros”.

“As famílias beneficiárias serão contatadas pelos técnicos do CRAS ou do CREAS e deverão se comprometer a comparecer no equipamento para a retirada imediata dos alimentos, visto que são itens perecíveis”, disse a secretária municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Ana Clara Paiva Gabrich. Estas contribuições às famílias somam-se agora às dezenas de cestas básicas, que já estão sendo distribuídas mensalmente pela Prefeitura.