Prefeitura de Santa Luzia inaugura 10 leitos de UTI para atendimento a pacientes com covid-19

[ad_1]

Expectativa é que as obras do HSJD sejam concluídas dentro de aproximadamente um mês. O hospital contará com bloco cirúrgico, equipamentos de última geração e uma cartela de serviços variados para atender a população luziense.

Na manhã desta segunda-feira (6), a Prefeitura de Santa Luzia inaugurou 10 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), no Hospital São João de Deus. Agora, a instituição conta com 60 leitos, 50 deles clínicos, para tratamento exclusivo de pacientes vítimas de covid-19.

Segundo o Diretor Geral do HSJD, Celso Frederico, esse é um marco histórico na cidade. “Essa é uma aquisição muito boa. Abrimos os 10 leitos nesse final de semana e eles já estão ocupados. Hoje não temos falta de nenhum medicamento ou suprimentos. A equipe está imbuída em fazer o melhor pela população luziense”, destacou Frederico.

Essa é a primeira vez que a cidade de Santa Luzia conta com leitos de UTI. “Implantar esses leitos fortalece a nossa capacidade de atendimento a pacientes que evoluem para a forma grave da covid-19, uma vez que já foi divulgado que a rede de Belo Horizonte está esgotando sua capacidade de atendimento. E Santa Luzia agora tem condições de dar um cuidado integral aos pacientes da cidade”, esclareceu a Secretária Municipal de Saúde, Nádia Cristina Tomé.

Os leitos de UTI fazem parte do plano de contingência da Prefeitura para enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. Apesar de agora o município contar com mais esse suporte para tratamento da doença, a orientação ainda é de distanciamento social, como ressalta a secretária. “Reforçamos o pedido para que as pessoas fiquem em casa, porque sabemos que rede nenhuma de assistência é suficiente para dar conta de uma pandemia como a da covid vem se apresentando. Então quem puder, fique em casa”, disse.

Segundo o Prefeito Delegado Christiano Xavier, o hospital é referência na região e atende as cidades menores do entorno. Com as obras adiantadas, a expectativa é que sejam inaugurados outros leitos clínicos na instituição. “Vamos batalhar para que em algumas semanas, terminando a reforma no segundo andar, possamos abrir mais 20 leitos”, conta. Outras estratégias estão sendo feitas para enfrentamento à pandemia, como extensão do horário de atendimento de 18 unidades de saúde, fiscalização e conscientização em pontos de aglomeração de pessoas e alternância no funcionamento do comércio.

Xavier ainda destacou que a expectativa é que as obras do HSJD sejam concluídas dentro de aproximadamente um mês. O hospital contará com bloco cirúrgico, equipamentos de última geração e uma cartela de serviços variados para atender a população luziense.

A inauguração também é fruto de emendas encaminhadas para o hospital pelo Deputado Federal Diego Andrade, que também esteve presente na instituição nesta segunda.

Acompanhe também as nossas redes sociais:


[ad_2]
Fonte: -> Fonte Desta Notícia