Prefeitura de Santa Luzia lança projeto “Viva Luzia” para acolher classe artística luziense

Um dos segmentos mais afetados durante a pandemia, artistas de Santa Luzia terão a oportunidade de participar, de forma remunerada, de Festival que será realizado no formato virtual

Com o objetivo de acolher a classe artística luziense e fomentar a produção cultura local, Prefeitura de Santa Luzia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, publicou no Diário Oficial do Município (DOM) desta quarta-feira (24) o edital de chamamento público “Viva Luzia”; para o cadastramento de propostas dos variados segmentos artísticos e culturais da cidade. O objetivo da iniciativa é: 1) Valorizar o artista local e regional, com sua trajetória e perspectiva de sua formação cultural e 2) Montar um calendário comemorativo (Festival Viva Luzia) de promoção, entretenimento e divulgação de atividades artísticas na cidade para difusão das manifestações culturais incentivando o processo de valoração dos artistas e promovendo acesso à cultura para todos os munícipes e região.

A Prefeitura destinará, a título de remuneração pelo serviço prestado, o valor de 100 mil reais a ser distribuído entre os proponentes aprovados pela Comissão Avaliadora, a qual será montada para selecionar os artistas, tal como suas propostas de acordo com a ficha de credenciamento no edital divulgado. O projeto será composto por apresentações no Teatro Municipal Antônio Roberto de Almeida, intervenções artísticas em meio urbano e exposição virtual de trabalhos artísticos, em espaços públicos, internos e externos na página oficial da SECULT, localizada no site da Prefeitura, com intuito de compor calendário artístico e cultural do município ao longo do ano de 2021, em comemoração ao aniversário de 329 anos de Santa Luzia.

Os participantes, grupos, companhias, instituições, associações e indivíduos autônomos poderão enviar suas propostas de apresentação/exposição e intervenção urbana dentro das sete categorias estabelecidas, que são: artes plásticas; audiovisual; dança; literatura; manifestações folclóricas, religiosas e populares; música e teatro ou circo.

Os interessados em participar poderão obter esclarecimentos no site da Prefeitura (www.santaluzia.mg.gov.br), na página oficial da SECULT, ou pelo e-mail da secretaria ([email protected]). Poderão participar deste edital: 1) Pessoas físicas: maiores de 18 anos com atuação comprovada de, no mínimo, dois anos na área artística e/ou cultural e 2) Pessoas jurídicas: ONGs, coletivos, associações ou instituições que comprovem atuação de, no mínimo, dois anos na área artística e/ou cultural.

As inscrições se estenderão pelo prazo de 30 dias a partir da data de publicação do edital. O resultado da seleção será publicado no dia 31 de maio de 2021 por meio das mídias oficiais da Prefeitura, SECULT Santa Luzia e Diário Oficial do Município.