Prefeitura de Santa Luzia mantém alternância do comércio por mais 15 dias

[ad_1]

Com o aumento da capacidade de retaguarda e investimentos na saúde, Executivo realiza flexibilização controlada e assistida com todos protocolos de segurança, mas que também salvaguarda setores da economia que encontram-se muito prejudicados e correm risco de fechar as portas. A flexibilização poderá salvar seguimentos artísticos, culturais e academias.

Na manhã desta sexta-feira (10), o Prefeito Delegado Christiano Xavier assinou um novo decreto que mantém a alternância para o funcionamento do comércio na cidade por mais 15 dias, permitindo que abram todos os dias apenas farmácias, padarias, supermercados, açougues, hortifruti, entre outros. As novas regras entram em vigor na próxima segunda-feira (13).

O decreto, contudo, mantém flexibilizações pontuais para igrejas em 30% de sua capacidade – desde que respeitados o distanciamento, as medidas de higiene e uso de máscaras. Academias também poderão funcionar com 30% de sua capacidade, porém, as aulas coletivas continuam suspensas. Também será permitida a realização de eventos culturais (shows, cinema e teatro) no sistema drive-in, em que o público fica dentro dos veículos e possui um rígido protocolo garantido o distanciamento. Setores como lojas de materiais de construção, salões de beleza, vestuário, calçados, cosméticos, armarinhos, papelarias, entre outros continuarão alternando o dia de funcionamento. Os dias de alternância continuam os mesmos.

Manter as normas é possível já que o município conta hoje com 10 leitos de UTI recém-inaugurados no Hospital São João de Deus e 50 leitos clínicos – totalizando 60. Nesta sexta, dos 10 leitos, 7 estão ocupados, porém, só dois pacientes fazem uso de respiração mecânica, estando 11 respiradores disponíveis no local. Além disso, estão sendo feitas tratativas para abertura de mais 20 leitos clínicos nas próximas semanas no HSJD.

“Vemos todos setores como essenciais já que é dali que as pessoas tiram seus sustentos. Por isso, manteremos a alternância para que todos possam trabalhar e sobreviverem. Pedimos que todos mantenham as medidas de segurança, que só saiam de casa quando necessário, fazendo a higienização correta e usando máscara sempre que preciso”, disse o Prefeito.

A Prefeitura realiza ações constantes de fiscalização para evitar aglomerações e fazer com que as regras estabelecidas no decreto municipal sejam cumpridas. “Estamos em um momento muito delicado, são dias difíceis, precisamos ter todo cuidado necessário. Mas, se todos fizermos a nossa parte, nos próximos 15 dias não precisaremos endurecer mais as regras”, finalizou Xavier.

A medida foi anunciada durante uma reunião com representantes dos pastores luzienses, representantes de academias de ginástica, o Secretário Municipal de Esportes, Marco Aurélio Silva, o vice-prefeito Pastor Sérgio e a Procuradora Geral do Municipal, Patrícia Elias.

Acompanhe também as nossas redes sociais:


[ad_2]
Fonte: -> Fonte Desta Notícia