Prefeitura e representantes da APAC se reúnem para discutir parceria

[ad_1]

A proposta é para que os  recuperandos do sistema APAC  realizem serviços de roçagem, capina, e manutenção diversas na cidade

“A iniciativa busca proporcionar reforço e mais rapidez nos serviços braçais no município e ocupação laboral para ressocialização dos recuperandos,” disse o prefeito Delegado Christiano Xavier durante a reunião com representantes da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) de Santa Luzia, na manhã desta quarta-feira (22) na Prefeitura Municipal.

A proposta de parceria entre o poder público e a Associação é para que serviços de capina, roçagem e manuteção da cidade recebam o apoio em mão-de-obra, que poderá ocorrer de duas formas, de forma gratuita com mutirões pontuais em áreas de maior demanda, e outra em caráter permanente por meio da assinatura de um termo de fomento, onde o município repassará à Instituição valores de contrapartida pelo número de recuperandos que atuarão nos serviços braçais solicitados. Ambas modalidades já estão sendo tratadas pelo jurídico municipal juntamente à Entidade.

Pela a Apac participaram da reunião o encarregado administrativo Glauber Lima e o Administrador Interventor Ari de Jesus Soares. Também estavam presentes o vice-prefeito Pastor Sérgio e a Procuradora Geral do Município Dra. Patrícia Elias.

Para Ari Soares a parceria com município inaugura um marco especial para APAC de Santa Luzia “Vai em encontro da proposta do método apaqueano de recuperação e reinserção da pessoa privada de liberdade na comunidade em que outrora prejudicou, transformando um condenado pela justiça criminal em um cidadão útil, ficando em nós um sentimento de retribuição à sociedade luziense”, relatou.

Entenda o sistema Apac

O sistema Apac se fundamenta em um rigoroso regime disciplinar, caracterizado pelo respeito, ordem, trabalho e envolvimento da família do condenado, que cumpre a pena em presídio de pequeno porte e é chamado de “recuperando”. O método dá preferência para que o preso permaneça na sua cidade natal ou onde mora a família. Os detentos indisciplinados, violentos e líderes de facções criminosas não têm acesso a essa metodologia.


No método da Apac, os presídios são chamados de Centros de Reintegração Social e funcionam sob orientação e fiscalização da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC), filiada à Prison Fellowship International, entidade consultora das Nações Unidas para assuntos penitenciários.

Acompanhe também as nossas redes sociais:


[ad_2]
Fonte: -> Fonte Desta Notícia