Prefeitura fecha acordo com Federação de MMA para treinamento da GCM

Na manhã da quarta-feira (12), em reunião realizada no gabinete do prefeito, a Prefeitura fechou um acordo de cooperação com a Federação Mineira de MMA (Artes Marciais Mistas) para que todo o efetivo da Guarda Civil Municipal, composto por 71 homens, passe a ter treinamento de defesa pessoal, incluindo Jiu-Jitsu e musculação, no Centro de Treinamento da entidade, localizado no bairro Frimisa.

A oferta isenta a municipalidade de qualquer ônus e partiu da Federação, que a trouxe ao prefeito, delegado Christiano Xavier, nas pessoas de seu presidente, Henderson Dantas, e de um de seus diretores, Emerson Rodrigues, que explicou: “A defesa pessoal consta do Estatuto da GCM, mas era um item que não vinha sendo cumprido. Nosso intuito é atender a esta exigência”.

A entidade, cuja sede é em Santa Luzia, é uma instituição autônoma, sem fins lucrativos. O treinamento começa na próxima segunda (17), e será realizado no horário das 8 às 10 horas.

“A atividade física dará ao guarda condições de enfrentar o dia a dia lá fora, que é pesado. E a defesa pessoal é essencial, porque hoje em dia o guarda só pode se defender”, ressalta o comandante da corporação, Wallison dos Santos Batista.

E “Isto permitirá qualificar o guarda no que tange não só a aspectos físicos, como o condicionamento, mas também à mente”, completou o secretário de Segurança Pública, Trânsito e Transporte, Dr. Islande Batista, ambos presentes à reunião.

O prefeito, por sua vez, manifestou gratidão: “Só temos a agradecer e incentivar que nossos guardas passem a contar com esse treinamento. Agora vamos focar em motivá-los”, disse. Ao final do treinamento de defesa pessoal, cada agente receberá um Certificado de Conclusão. Os que desejarem poderão seguir na atividade de musculação.