Prefeitura inaugura cantina e retoma produção da merenda escolar na Escola Municipal Prof.ª Maria da Glória de Castro Veado

Garantir para crianças alunas das escolas municipais de Santa Luzia uma alimentação de qualidade é um dos propósitos dessa gestão. Por isso, na tarde desta quinta-feira (12), a Prefeitura inaugurou mais uma cantina escolar. Dessa vez, foi na Escola Municipal Professora Marina da Glória de Castro Veado, localizada no bairro Cristina. Agora, os alunos da instituição têm acesso à merenda produzida dentro da própria escola.

Durante a cerimônia de inauguração, o Prefeito Delegado Christiano Xavier e seu Vice Pastor Sérgio puderam prestigiar diversas apresentações feitas pelos alunos, que felizes comemoravam a novidade trazida para a escola. “É gratificante estarmos nessa maratona de toda semana reativar as cantinas e retomar a produção da merenda nas escolas. Fico muito feliz de contribuir com os avanços da cidade. Estar com crianças como vocês que nos estimulam e motivam para gerar cada vez mais resultados”, disse o prefeito.

O evento ainda contou com a presença dos secretários municipais de Educação – Ermelindo Martins Caetano, Obras – Bruno Almeida e Desenvolvimento Social – Wander Carvalho Júnior, os vereadores Luiza do Hospital, Sérgio Diniz (Ticaca), Neylor Cabral, Márcio Ferreira, profissionais da rede municipal de ensino e a comunidade escolar.

Para a mãe de dois alunos da escola, Érica Abreu, a produção da merenda na própria escola irá trazer muitos benefícios para os alunos. “A merenda produzida aqui faz com que as crianças comam melhor. Fico muito feliz com todos os avanços que estão sendo alcançados pela escola”, disse. “Uma alimentação produzida em nossa cantina certamente será mais nutritiva e gostosa e o aroma aguça a vontade dos meninos. Isso é muito importante para o desenvolvimento dos nossos alunos”, completou a diretora da instituição, Fabiana Félix.

Segundo o Secretário Municipal de Educação, dos insumos e gêneros alimentícios utilizados na produção da merenda, 30% são oriundos da agricultura familiar, respeitando legislação federal. Além de reformar as cantinas, trazer esse alimento para a escola, ainda aquece a produção agrícola, principalmente dos produtores luzienses. “É um estímulo muito grande para a agricultura familiar de Santa Luzia. Isso melhora a qualidade dos alimentos e também os preços para o consumidor local”, defende o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Santa Luzia, João Dias.

Desde o ano passado, a Prefeitura vem retomando a produção da merenda nas escolas municipais da cidade. Ao todo, 20 instituições já tiveram suas cantinas reativadas. A expectativa é que até o final do mês de outubro, todas as escolas da rede sejam beneficiadas.