Prefeitura inaugura Escola Integral

[ad_1]


Um dos projetos do plano de governo do Prefeito Delegado Christiano Xavier acaba de virar realidade. Foi inaugurado, na tarde desta terça-feira (23), o Projeto Escola Integral, na Escola Municipal Dom Pedro II, localizada no povoado de Taquaracu de Baixo. A inauguração contou com a presença do prefeito e de seu vice Pastor Sérgio, do Secretário Municipal de Educação, Ermelindo Martins Caetano e outros secretários municipais, da Promotora de Justiça Paula Lino, do presidente da OAB de Santa Luzia, Francisco Gabrich, vereadores luzienses e a comunidade local.
A escola foi toda reformada para receber o projeto. As melhorias foram feitas pelas equipes da Secretaria de Educação e da própria escola. “Quero agradecer a todos vocês que acreditaram e tiveram a coragem de estar conosco nesse projeto. O financeiro não é tudo. Basta ter força de vontade. Não tivemos recursos, mas hoje esse projeto é real. Nós conseguimos”, disse emocionado o secretário.
“Esse é mais um cumprimento de uma das nossas propostas de governo, que é a escola em tempo integral. O projeto vai ocupar a cabeça e o tempo das crianças não só com atividades curriculares, mas também com arte, com cultura, esporte e lazer. Temos aqui um dos únicos teatros de curral do mundo. Vamos valorizar a cultura local e oferecer uma educação de maior qualidade para as crianças. Esse é um projeto piloto, mas nossa expectativa é expandir para outras escolas a partir do próximo ano”, destacou o prefeito Christiano Xavier.
Os alunos desenvolverão as atividades no contraturno escolar, com um currículo diferenciado envolvendo Esporte e Lazer, Orientações de Estudos Pedagógicos (com aulas de reforço em Língua Portuguesa e Matemática), Educação Ambiental e História das Comunidades Tradicionais. “Uma de nossas aulas será o teatro, resgatando a cultura e todas as tradições locais da comunidade”, garantiu a diretora da escola, Adriana Pires. “Estamos muito felizes e honrados em receber esse projeto, que será um diferencial na vida dessas crianças”, completou.
A costureira Anália Celeste é mãe da aluna Ana Lara, de 9 anos. Para ela, o projeto irá trazer grandes benefícios para toda comunidade. “Eu morava em Belo Horizonte e lá tinha a escola integral. Quando soube que iria inaugurar aqui fiquei muito feliz. Além das atividades escolares, os alunos terão outros aprendizados. Isso é ótimo e as mães estão adorando”, finalizou Anália
Um dos objetivos do projeto é intervir no processo de ensino aprendizagem, para elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do município. O projeto conta com a parceria da EMATER, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Saúde, entre outras.


[ad_2]
Fonte: -> Fonte Desta Notícia