Prefeitura inicia construção de nova UBS no Duquesa

A obra de construção de uma nova UBS no bairro Duquesa foi iniciada na manhã deste sábado (7), com o descerramento da placa pelo prefeito de Santa Luzia, delegado Christiano Xavier

A nova UBS, de porte 2, será construída ao custo de R$ 958 mil, com a maior parte deste valor sendo custeada pela Prefeitura e o restante pelo Ministério da Saúde. O prazo de construção é de 1 ano e a data para entrega da obra é 02 de setembro de 2020. A nova unidade, que será erguida na Av. Frimisa, bem no trevo de  entrada do bairro Monte Carlo, irá substituir a atual UBS Duquesa, a qual funciona de forma precária desde 2011 em imóvel alugado ao custo mensal de R$ 4.300,00. “Hoje, chegamos a perder até 50% das amostras de coleta de sangue, porque no verão o calor ali chega a atingir 50ºC”, disse a secretária municipal da Saúde, Nádia Cristina Dias Duarte Tomé. Com projeto moderno, a nova UBS irá operar dentro dos padrões da Vigilância Sanitária e do Ministério da Saúde.

O terreno, de cerca de 3 mil m3, onde a obra está sendo feita é de propriedade da Prefeitura e a área construída deverá ocupar 700 m3.  A construção ficará a cargo de uma empresa terceirizada, a Portal Engenharia, de Belo Horizonte, sob a supervisão da Secretaria Municipal de Obras.

Segundo a Secretaria da Saúde, a nova UBS abrigará de duas a três equipes do NASF (Núcleo de Assistência à Saúde da Família) e atenderá a até 5 mil pessoas. Irá contar com todo o aparato necessário à Atenção Básica, que consiste em consultas, vacinas, curativos e atendimento domiciliar. Um clínico geral estará permanentemente presente. Também contará com pediatra, ginecologista, cardiologista e psiquiatra, que darão plantões de acordo com a programação da Secretaria da Saúde. Como diferencial, terá ainda o apoio de psicólogos e fisioterapeutas.

“É muito boa essa novidade, porque em se tratando de saúde, quanto mais perto melhor”, disse D. Eugênia Maria Santana, de 75 anos, 5 deles morando na região.

Da cerimônia de decerramento da placa participaram, além do prefeito, o vice, Pastor Sérgio, 4 secretários municipais e a vereadora Luíza do Hospital (PTB), representando o Legislativo. “Tínhamos prazo para iniciar a obra e, graças a um bom trabalho de equipe, conseguimos viabilizar a tempo a documentação necessária.”, comemorou o prefeito, que foi muito aplaudido pelas cerca de 80 pessoas que, a despeito do feriado e do sol forte, fizeram questão de comparecer.