Prefeitura inicia desenvolvimento do plano de Contingência Municipal da Dengue

Prefeitura inicia desenvolvimento do plano de Contingência Municipal da Dengue

A Transmissão simultânea das doenças virais transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti está bem adaptado no meio urbano, mais precisamente ao domicílio humano, onde consegue reproduzir-se e pôr os seus ovos em pequenas quantidades de água limpa e parada (Caixa D’água destampada, pratinho de vaso de planta, ralo, calhas…).
O Aedes (transmissor da Dengue, ChiKungunya e Zika) tem influenciado fortemente as condições de saúde da população em todo o estado de Minas Gerais.

Diante desse cenário, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, elaborou seu plano de contingência, em dezembro de 2018, a ser implantado conforme evolução das doenças transmitidas pelo mosquito transmissor.

Assim, o serviço foi organizado da seguinte forma:

•A partir de hoje, 16 de abril as unidades de saúde que atenderão dengue serão : CELSO DIANA, SANTA RITA E VIRGEM DOS POBRES, que estarão preparados para o acolhimento e atendimento para os sintomas da Dengue;
•O Horário de atendimento será das 8h às 17h. Fora deste horário será referência os serviços de urgência do município;
•Os pacientes passarão por acolhimento diferenciado, com organização do serviço de Coleta de sangue até às 15 horas do dia, com resultado no mesmo dia;
•Os exames coletados após as 15 horas terão seus resultados disponíveis a partir das 8 horas do dia seguinte, onde o paciente passará por uma reavaliação sem precisar passar pela triagem;
•O paciente será medicado e poderá retirar, na própria unidade, o medicamento previsto no protocolo;
•Será ofertada hidratação oral e hidratação venosa conforme conduta clínica.

Outras ações referente ao Tema TODOS CONTRA DENGUE.

•Mobilização dos Agentes de Saúde e os de Endemias junto às escolas da região do Palmital e São Benedito;
•Na próxima quarta-feira, (24), irá acontecer um movimento – APITAÇO – com o tema TODOS CONTRA A DENGUE – também na mesma região citada acima.
•Os Agentes de Endemias de Santa Luzia, realizaram 19.907 vistorias em residências e pontos estratégicos desde o início do mês de janeiro até agora;
•Foram realizadas ações de bloqueio em locais identificados pela equipes da presença das larvas e do mosquito;
•Realizamos o mutirão de Limpeza, em conjunto com a Secretaria de Obras, onde foram retirados mais de 20 caminhões de lixo e entulhos dos locais com maior incidência de proliferação do mosquito.
A idéia é mobilizar a população e alertar quanto a necessidade de TODOS na eliminação de criadouros do mosquito dentro de casa.