Prefeitura inicia instalação de cestos ecológicos em bueiros da cidade

Iniciativa faz parte de plano de ação contra as chuvas. Foram estudados pontos de alagamento em todo município

Na tarde desta quinta-feira (24), a Prefeitura de Santa Luzia iniciou a instalação de cestos ecológicos em bueiros de diversos pontos da cidade. Foram adquiridos 40 equipamentos que serão colocados em pontos de alagamento. O primeiro cesto foi instalado no bairro Frimisa, na Avenida João Cláudio Sales, uma das vias afetadas no período chuvoso.

Os cestos são uma espécie de lixeira que se encaixam nos bueiros, impedindo que entre lixo na rede pluvial. Isso evita o entupimento e consequentemente o alagamento. A medida já é adotada em diversas cidades e tem apresentado resultados positivos. Uma equipe fará a limpeza dos cestos a cada 15 dias para que o lixo não fique acumulado.
“Esse é um momento importante para o enfrentamento das chuvas de fim ano. No final de 2018, Santa Luzia recebeu um volume de chuvas que não se via há mais de 50 anos, que gerou diversos problemas. Então desde o início do mês, a Defesa Civil do município apresentou um plano de ação e também estamos com outras medidas, como a limpeza de bueiros e córregos da cidade. A colocação de cestos ecológicos para reter o lixo é mais uma dessas ações”, disse o prefeito.

Serão instalados cestos também na Avenida Raul Teixeira da Costa Sobrinho, na região central da cidade e outros pontos cruciais que sofreram com os alagamentos. Como não há uma padronização de tamanho dos bueiros, são vários formatos de cestos para adaptar da melhor maneira possível. “É um teste que estamos fazendo para nos prepararmos para as chuvas. Mas é importante que as pessoas se conscientizem e mesmo com os cestos não joguem lixo nas ruas”, alertou.

Presente no local, o comandante da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, Tenente Abner Dutra Morais falou sobre a importância da iniciativa. “Pedimos à população que continue jogando os lixos nos locais adequados. A Prefeitura está fazendo a sua parte e contamos com todos para que façam a sua. Assim evitaremos transtornos para a população”, disse.