PREFEITURA INICIA VISTORIA DE VEÍCULOS

Secretaria de Trânsito e Transporte inicia vistoria semestral de veículos

diversos 12 226

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte de Santa Luzia, por meio da Coordenadoria de Controle e Fiscalização do Transporte deu início, na segunda-feira, 01 de julho a vistoria semestral de veículos.

 Os primeiros a receberem a vistoria foram os veículos que prestam o serviço de transporte escolar na cidade. Também serão vistoriados os táxis e transporte coletivo intramunicipal. A vistoria é realizada semestralmente com o objetivo de garantir a segurança das pessoas que utilizam os serviços.

 “No caso do transporte escolar que são usados geralmente por crianças e adolescentes é importante a inspeção não só para os usuários, mas também para dar tranqüilidade aos pais, já que os proprietários dos veículos reprovados em itens como pneus e sistema de iluminação, componentes fundamentais para uma circulação segura, têm que sanar a irregularidade para poder receber o selo de aprovação e prestar o serviço”, disse o coordenador de controle e fiscalização do transporte público, Raimundo Gonçalves Rosa.

 Trabalhando com transporte escolar há 7 anos, o condutor Sandro Duarte reconhece a importância da vistoria. “Transporte ilegal é crime e coloca em risco não só a vida do condutor, mas também de todos aqueles que estão dentro do veículo. É fundamental oferecermos um trabalho de qualidade, garantindo segurança para todos que precisarem do nosso serviço. Venho fazer a vistoria com prazer”, garantiu.

No total serão 149 veículos vistoriados, entre escolar, táxis e coletivos. Os condutores deverão atender a um calendário de vistoria, que se estenderá até o dia 31 de agosto.

Durante a inspeção são checados cerca de 80 itens nos veículos. Entre eles: itens de segurança, equipamentos obrigatórios, como também higiene e conforto, a exemplo de bancos, forração e tapetes, funilaria e pintura, tacógrafo, extintor de incêndio, pneus, cintos de segurança, trava das portas, buzina e pára-brisas. No caso do transporte escolar, também é verificado se as faixas laterais e traseiras estão de acordo com as normas que regulamentam o serviço.     

diversos 12 238Documentos – A documentação do veículo e do condutor também é verificada durante o processo de renovação da vistoria. São conferidos os seguintes documentos: Carteira Nacional de Habilitação (CNH), permissão para conduzir o veículo, fornecido pela Secretaria de Transporte, certificado de registro e licenciamento com seguro obrigatório.

Selo – Após ser aprovado na inspeção, o veículo recebe um selo adesivo, correspondente à vistoria do segundo semestre de 2013, que é afixado no pára-brisa dianteiro, indicando que o veículo passou pela inspeção e foi aprovado em todos os itens exigidos no regulamento do município e do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Santa Luzia