Prefeitura limpa bueiros e coleta entulho para minimizar estragos das chuvas

A Prefeitura de Santa Luzia, através da secretaria de Obras, vem realizando uma série de ações que visam evitar que as fortes chuvas que assolam a região prejudiquem a população, ao causar alagamentos que geram riscos e prejuízos. Um dos trabalhos que vêm sendo feitos de maneira sistemática é a limpeza de bueiros, o que assegura um maior escoamento das enxurradas em direção aos canais naturais, os córregos e rios.

Outra ação que reforça as iniciativas de combate às enchentes é a coleta de entulho, uma vez que os resíduos das obras civis contribuem de forma significativa para a formação de pontos de represamento das águas. Estes trabalhos, que já são realizados normalmente ao longo do ano pelas equipes da secretaria de Obras, têm sido muito intensificados neste período de chuvas.

Nesta terça-feira (21), os mutirões para retirada de entulho estavam sendo feitos nas seguintes localidades: bairros Cristina, Palmital B e Nossa Senhora das Graças e campo do Yolandense (Palmital). Também estava sendo realizado neste dia o serviço de capina nos seguintes pontos: Duquesa, Vésper, Morada do Rio, Londrina, Pantanal e Novo Centro.

A Prefeitura adverte os munícipes para que fiquem atentos às recomendações da Defesa Civil para esta época. As orientações destinam-se aos que moram em áreas de risco, aos condutores, aos pais e ao público em geral:

• Se você mora perto de córregos e rios, mantenha uma pessoa da família atenta e vigilante ao nível de subida das águas, mesmo de noite.
• Tenha sempre lanternas e pilhas em condições de uso.
• Deixe o rádio ligado em estação local. A captação de mensagens de esclarecimento ou alarmes pode ser útil.
• Alagamentos escondem bueiros abertos e buracos, trazendo risco de acidentes. Evite caminhar em áreas desconhecidas.
• Mantenha objetos de maior valor, os móveis e os aparelhos elétricos e eletrônicos, na parte mais elevada da casa.
• Aparelhos elétricos quando molhados (ou úmidos) tornam-se perigosos. É melhor desligar a energia.
• Nunca atravesse ruas alagadas ou com enxurradas, mesmo estando de carro, moto ou bicicleta, pois a força da água pode arrastá-lo(a).
• Evite o contato com as águas em caso de enchentes. Essa água é altamente contaminada pelos esgotos e poluição das ruas.
• Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos e próximo aos córregos e rios nos momentos de chuva intensa.
• Não deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos.
• Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
• Atenção especial em áreas de encostas ou morros.
• Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
• Se observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199).
• Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos.

Acompanhe também as nossas redes sociais: